x

Ministério da Economia

MPEs: Governo e CNI estruturam parceria para simplificar acesso a serviços financeiros

O programa que está sendo desenvolvido para micro e pequenas empresas pretende aproximar instituições e pequenos negócios.

04/03/2021 11:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
MPEs: Governo e CNI estruturam parceria para simplificar acesso a serviços financeiros

MPEs: Governo e CNI estruturam parceria para simplificar acesso a serviços financeiros

A Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) está estruturando uma parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) para auxiliar o empreendedor em estratégias de desenvolvimento, possibilitando a ele acesso a produtos e serviços financeiros por meio digital e com custos reduzidos de transação.

O Programa de Simplificação do Acesso Digital a Produtos e Serviços Financeiros para o Microempreendedor Individual-MEI (CredMei) e Micro e Pequenas Empresas-MPE (CREDMPE) é uma iniciativa de transformação digital conduzida pela Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato (Sempe/Sepec/ME) para promover a coordenação entre governo e ofertantes de soluções financeiras.  

O objetivo principal da iniciativa é facilitar o encontro entre as instituições financeiras e os pequenos negócios, por meio da digitalização do processo de busca por soluções financeiras. A solução está integrada ao portal Empresas e Negócios, antigo Portal do Empreendedor.

Diante disso, será possível, por meio do CredMei e do CREDMPE, que a indústria solicite – de forma totalmente eletrônica – produtos e serviços financeiros oferecidos pelas instituições financeiras e pelas instituições de pagamento credenciadas ao Programa. 

Com isso, se tornará o canal digital que aproximará empreendedores e ofertantes de soluções financeiras. 

Atualmente, são mais de 100 instituições credenciadas, dentre elas bancos oficiais, bancos de desenvolvimento, cooperativas financeiras, fintechs e empresas simples de crédito. 

Parceria NAC 

A parceria com os Núcleos de Acesso ao Crédito (NAC/CNI) visa fortalecer a indústria e promover o desenvolvimento econômico-social, além de aumentar a produtividade e competitividade dos pequenos negócios. 

Os NACs são uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e das Federações das Indústrias, que, desde 2015, contribuem para o desenvolvimento do setor industrial brasileiro e apoiam as empresas e empreendedores para encontrar as linhas de financiamento que possam possibilitar o aumento da competitividade do seu negócio. Os Núcleos estão presentes nas federações das indústrias dos estados.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.