x

Benefício de prestação continuada

BPC: Bloqueios nos pagamentos do benefício estão suspensos até 31 de março

O Ministério da Cidadania publicou uma portaria suspendendo o bloqueio do BPC devido aos efeitos da pandemia.

04/03/2021 14:40:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
BPC: Bloqueios nos pagamentos do benefício estão suspensos até 31 de março

BPC: Bloqueios nos pagamentos do benefício estão suspensos até 31 de março

Nesta quinta-feira (4), o Ministério da Cidadania publicou uma portaria no Diário Oficial da União que suspende a retomada do cronograma de bloqueio de pagamentos e de suspensão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) por falta de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal.

De acordo com a publicação, o prazo fica suspenso até 31 de março. A decisão tem por base a situação emergencial pela qual passa o país em decorrência da pandemia.

O Cadastro Único é a ferramenta que o governo usa para identificar quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil, de forma a torná-las aptas para participar de programas sociais como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica e Programa Minha Casa Minha Vida, além de possibilitar isenção de taxas como as cobradas em concursos públicos.

Para se enquadrar nesse grupo, a renda média familiar tem de ser de até metade de um salário mínimo por mês, o que corresponde a R$ 522,50. Para chegar a essa média, basta somar o salário de todas as pessoas da família e dividir pelo número de pessoas que a integram. 

Além disso, famílias cuja soma total dos salários seja de até R$ 3.135 (valor que corresponde a três salários mínimos)  e pessoas que estejam em situação de rua também se enquadram neste grupo.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.