x

Emprego em alta

Pesquisa do LinkedIn aponta 15 áreas de trabalho em alta no Brasil; confira

Levantamento da rede social voltada para vida profissional apontou áreas da saúde e tecnologia como mais procuradas.

06/03/2021 09:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Pesquisa do  LinkedIn aponta 15 áreas de trabalho em alta no Brasil; confira

Pesquisa do  LinkedIn aponta 15 áreas de trabalho em alta no Brasil; confira

Um levantamento feito pelo LinkedIn apontou que houve alta na contratação de profissionais de 15 áreas diferentes no Brasil. A principal procura é por médicos e enfermeiros, devido ao cenário de pandemia. A pesquisa mostra que, no ano passado, houve aumento de 820% nas contratações de enfermeiros de terapia intensiva.

As localidades com maior número de contratações são São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

O ranking mostra a área de tecnologia em segundo lugar na procura por profissionais especializados. Segundo a rede social direcionada para empregos, a maior procura é por engenheiro(a) de software, desenvolvedor(a) de backend, desenvolvedor(a) de jogos, desenvolvedor(a) de frontend, consultor(a) de design de produto, designer de interface do usuário, desenvolvedor(a) de web e analista de segurança cibernética. 

De acordo com o LinkedIn, 20% das contratações foram para funções remotas — ou seja, essa parcela dos profissionais trabalha em home office.

Fechando o pódio está a categoria de farmacêuticos e pesquisadores. De acordo com o levantamento realizado pelo LinkedIn, as principais competências solicitadas por grandes organizações de pesquisa, como o Instituto Butantan, IQVIA e PRA Health Sciences — que, aliás, estão entre as empresas que mais contrataram em 2020 — são monitoramento clínico, boas práticas clínicas (BPC), boas práticas de laboratório (BPL), pesquisa clínica, bioquímica, hematologia e 5S.

Trabalhos com mídia

Já os cargos de vendas e desenvolvimento de negócios ocupam o quarto lugar do ranking de empregos em alta. A busca por profissionais capacitados em negociação, gestão comercial e pré-venda está aumentando. Outros como, planejador de negócios e gestão de vendas também estão em destaque. 

As contratações no setor de telemarketing cresceram 67% em 2020 e atraíram a força de trabalho mais jovem do Brasil, com idade média de 21 anos. As principais localidades foram São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba.

Além disso, as vendas no mundo online também demandam cada vez mais profissionais. As empresas começaram a contratar mais especialistas em e-commerce para liderar cargos de logística e marketing digital. 

O domínio em produtos SAP, operação de depósito, controle de estoque e gerenciamento de categoria de suprimentos estão entre os mais procurados, segundo a plataforma. 

Outro destaque é o setor de mídia que cresceu muito na internet durante a pandemia. Com isso, muitos YouTubers e podcasters enxergaram mais uma oportunidade para divulgar seu conteúdo on-line e ganharem visibilidade. 

Com a expansão, o ramo obteve um aumento de 74% nas contratações de 2020. Por isso, as experiências em podcasts, YouTube e edição de vídeo têm sido essenciais nos currículos. 

Nesse mesmo sentido, marketing digital e gestão de mídias digitais têm sido cada vez mais importantes. Essa categoria atraiu um grupo demográfico mais jovem, com idade média de 24 anos, e 60% do total das contratações de 2020 foram de mulheres.

Apoio à saúde e às finanças

Com a turbulência na economia e a incerteza nos mercados financeiros, não é de se surpreender que a experiência dos profissionais financeiros, de consultores a executivos, tenha sido muito procurada em 2020. 

As principais competências são serviços bancários, negociação, planejamento de negócios, investimentos, finanças corporativas, mercado de capitais e análise financeira.

Já a categoria de apoio à saúde teve um crescimento de 64% nas contratações, com cargos como balconista de farmácia e encarregado médico com a maior demanda. As principais competências são experiência em farmácia e com medicamentos, funções de recepcionista, atendimento ao paciente, análises clínicas e gestão de saúde.

Veja abaixo o ranking completo:

Posição

Profissão

1

Médicos especializados

2

Cargos em tecnologia

3

Farmacêuticos e pesquisadores

4

Cargos em vendas e desenvolvimento de negócios

5

Especialistas em e-commerce

6

Profissionais autônomos de conteúdo digital

7

Especialistas em marketing digital

8

Profissionais de finanças

9

Telemarketing

10

Cargos de apoio a saúde

11

Serviços criativos

12

Análises de dados

13

Cargos de sucesso de clientes

14

Profissionais do setor de varejo

15

Especialistas em saúde mental

 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.