x

Inovação

Startup gov.br: Governo impulsiona inovação e transformação digital

Estão sendo contratados 350 servidores temporários para integrar o programa, instituído em Portaria da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia.

08/03/2021 11:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Startup gov.br: Governo impulsiona inovação e transformação digital

Startup gov.br: Governo impulsiona inovação e transformação digital

A Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia informou que está contratando 350 novos servidores para integrar o programa Startup Gov.br, que tem como objetivo impulsionar a inovação e a transformação digital no Governo.

"Já popularizada em startups de tecnologia mundo afora, a organização previu times multidisciplinares com o objetivo de entregar serviços digitais de maior impacto para a população brasileira. A novidade está detalhada na Portaria SGD/ME Nº 2.496, publicada no Diário Oficial da União, que institui o Programa Startup Gov.br", informou a secretaria. 

Os profissionais, que já começaram a ser recebidos nesta semana, serão responsáveis por formar os times.

Startup Gov.br

De acordo com a pasta, os projetos da Startup Gov.br são definidos entre os Planos de Transformação Digital de cada órgão federal e selecionados a partir de critérios como: número de beneficiários potenciais, potencial de desenvolvimento econômico e social, e economia de recursos para os cofres públicos.

Além disso, houve uma reestruturação para comportar a nova forma de trabalho. "Deixamos de nos organizar em uma lógica funcional por capacidades e estágios da transformação digital. Montamos equipes multidisciplinares voltadas a desenvolver e entregar, do início ao fim, as soluções digitais mais importantes do governo federal", declarou o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade.

Times em atuação

Os times passam a ser responsáveis pelo desenho e desenvolvimento da solução do início ao fim, compreendendo todos os perfis de profissionais necessários para os projetos. 

Há 14 times em atuação na Secretaria de Governo Digital - três deles no próprio Ministério da Economia: Identidade Digital, Gov.br 360 (que busca oferecer serviços de forma personalizada para o cidadão) e o Sou gov.br (que realiza a transformação digital da gestão de pessoas no governo federal).

Há outros times em implantação ou planejamento, entre os quais três voltados a aprimorar segurança, transparência e evolução dos sistemas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e dois lotados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para acelerar o Autocontrole de Defesa Agropecuária e o Cadastro Ambiental Rural. No Ministério da Cidadania, os profissionais do programa  Startup Gov.br trabalham na implantação do Novo Cadastro Único, enquanto no Ministério da Educação, na Jornada Digital Estudantil.

“Por que um time do governo não pode atuar como uma startup? O objetivo em reorganizar os times é ganhar foco e agilidade na entrega dos produtos, já que se dedicarão exclusivamente a cada desafio”, acrescenta o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro. “Também buscamos melhorar a qualidade dos serviços digitais, alguns até já disponíveis ao público, pois os times contarão com profissionais como especialistas em Experiência do Usuário, em Segurança da Informação e Cientistas de Dados. Ao longo dos projetos, teremos contato contínuo com os usuários, colaboração com o setor privado e ciclos rápidos de testes e ajustes. Nos desafiamos a pensar diferente para termos resultados diferentes”.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.