x

Certificado Digital

A importância da emissão primária por videoconferência para a Contabilidade

Entenda o impacto que a IN nº 5 do ITI provoca no país e como aproveitar as oportunidades que se abrem para o mercado contábil.

09/03/2021 08:45:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

informe publicitário

A importância da emissão primária por videoconferência para a Contabilidade

A importância da emissão primária por videoconferência para a Contabilidade

A Instrução Normativa nº 05 de 22 de fevereiro de 2021 do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação) implementou novas regras para a validação de Certificados Digitais por videoconferência.

Na prática, antes dessa IN, somente quem já possuía seus dados biométricos cadastrados na base de dados de uma Certificadora, ou seja, quem já havia emitido qualquer Certificado Digital, estava apto a realizar a validação nessa modalidade.

O que a IN 05 fez, foi ampliar o acesso à videoconferência para que a identidade digital ajude o funcionamento de áreas que envolvem serviços essenciais à população, como atendimentos médicos e receitas, por exemplo. Ela fez isso, permitindo a utilização das bases de dados do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN). Portanto, agora todos que possuem uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) estão aptos a realizar a videoconferência para validação do seu primeiro Certificado Digital, Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Para os que já possuem a biometria cadastrada, continua valendo a permissão para a emissão por videoconferência. 

Empresas por todo o país, também esperam que a medida traga mais segurança, controle e menos fraudes nas transações que são feitas online. Para a população, já é possível apresentar diversos benefícios como comodidade, rapidez, praticidade e segurança. 

“A emissão remota por videoconferência é importante, porque moderniza, simplifica, reduz custos, agiliza a emissão e oferece mais uma alternativa para massificar o uso da certificação digital, além de ampliar o mercado. E para o usuário, oferece a conveniência da obtenção do seu certificado digital em um momento de especial atenção à saúde nacional, onde se recomenda o isolamento social devido ao Coronavírus (COVID-19).” - Publicou o ITI, em nota no site oficial. 

E para o mercado de Contabilidade em específico, representa um leque de possibilidades uma vez que a democratização do uso do Certificado Digital é importante por incontáveis motivos. Veja alguns deles:

Contabilidade 4.0 - A cada dia que passa, surgem mais tecnologias para simplificar, organizar e maximizar a rotina do Contador. Fechar os olhos para essas oportunidades é não enxergar o novo modelo de contabilidade que o mercado já exige. Com mais clientes usando Certificados, é possível ter à disposição ferramentas para escalar o negócio muito mais rápido.

Otimização de tarefas - Quando o cliente possui um Certificado Digital, o Bird ID, por exemplo, a declaração do IRPF fica muito mais simples e segura usando o e-CAC. Além disso, é possível saber todas as fontes pagadoras que recolheram para o contribuinte e já começar com uma declaração pré-preenchida, o que economiza o tempo.

Ganhos financeiros – Também, já existe um Programa de Parceria com ganhos de até R$13.000 por negociação, possibilitando um aumento no faturamento da contabilidade. Assim, é possível diversificar a receita do seu escritório e oferecer vantagens reais aos clientes.

A Soluti e sua rede credenciada, são uma das poucas Autoridades que já estão adaptadas, desde o dia 01 março, para o início da emissão por videoconferência. Por isso, preparou um Guia com as 13 principais perguntas e respostas sobre a videoconferência que ajudará a esclarecer dúvidas. Acesse aqui!

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.