x

Consumo consciente

5 dicas para evitar endividamentos e aproveitar a semana do consumidor

O Dia do Consumidor é nesta segunda-feira (15) e promete muitas promoções durante toda a semana.

12/03/2021 08:45:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
5 dicas para evitar endividamentos e aproveitar a semana do consumidor

5 dicas para evitar endividamentos e aproveitar a semana do consumidor

O Dia do Consumidor é comemorado nesta segunda-feira (15) no Brasil, inaugurando o calendário de vendas, e promete muitos descontos e promoções, que vão se estender durante toda a semana, até o final de março.

De acordo com dados da SimilarWeb, as principais lojas virtuais do Brasil registram 13 milhões de visitas a mais durante essa semana e a expectativa é que as vendas sejam quatro vezes maior comparado a um dia comum, segundo o site de comparação de preços Buscapé. 

Pensando nisso, a Simplic - fintech de crédito pessoal online com mais de 4,7 milhões de contas em todo o Brasil -, separou 5 dicas para que os consumidores possam aproveitar a data de forma consciente, evitando endividamentos desnecessários.

“Com tantas ofertas e descontos na semana do consumidor, pode ser desafiador resistir às tentações. No entanto, é muito importante que as pessoas se planejem e consumam de forma consciente, levando em consideração o que realmente estão precisando naquele momento para evitar arrependimentos e endividamentos”, explica João Figueira, Head de Operações da Simplic. 

Confira as dicas: 

Planejamento 

O planejamento é sempre primordial para manter a vida financeira em dia. Aqui, é importante você entender quanto do seu orçamento está disponível para novas compras, assim você avalia se é possível fazer um pagamento à vista, por exemplo, ou evita surpresas quando chegar a fatura do cartão de crédito, pois já sabe que destinou determinado valor para essas compras. 

Faça uma lista 

Antes de fazer buscas e ver os descontos, faça uma lista do que você quer comprar, do que tem em mente e do que está precisando. Procure fazer essa lista por ordem de prioridade dos itens, ou seja, o que é mais necessário ou o que você mais gostaria de comprar ao que é menos necessário ou importante no momento. 

Você realmente precisa desse item? 

Essa é a hora de fazer uma auto avaliação e ser sincero consigo mesmo. Você realmente precisa desse ou desses itens? Onde eles se encaixam e qual é a prioridade que eles têm para você e para sua vida financeira agora? Após essa avaliação, reveja sua lista. 

Monitore os preços e os descontos 

Depois de fazer uma avaliação e de consciência tranquila sobre o que precisa comprar, é hora de aproveitar os descontos que a data proporciona. Monitore os preços dos produtos que deseja. Para isso, é possível utilizar sites que fazem comparativos de preços, evidenciando as melhores ofertas. É possível fazer isso durante toda a semana de ofertas. Fique atento aos falsos descontos e cuidado com o frete grátis, muitas vezes o valor do frete é incorporado ao produto. 

Que tal um Cashback? 

Além dos descontos, existem algumas formas de economizar durante as compras. Muitos sites e lojas oferecem parcerias com a possibilidade de receber uma parte do dinheiro de volta após a compra - o Cashback. Comprar nesses sites também pode ser uma boa alternativa para a data. Mas fique atento e busque sites de confiança, sempre pesquisando sobre a empresa ou loja antes de comprar. 

Fonte: Simplic

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.