x

Programa de bancarização

Bolsa Família: 3 milhões de pessoas passam a receber pela conta digital a partir de hoje

Apesar da novidade da conta digital, que é aberta automaticamente para beneficiários, as opções anteriores para movimentação do dinheiro também continuam disponíveis.

18/03/2021 09:15:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Bolsa Família: 3 milhões de pessoas passam a receber pela conta digital a partir de hoje

Bolsa Família: 3 milhões de pessoas passam a receber pela conta digital a partir de hoje

Mais de 3 milhões de beneficiários do Bolsa Família passam a poder receber, a partir de hoje (18), as parcelas do programa por meio da conta digital simplificada e gratuita da Caixa Econômica Federal. A conta é aberta automaticamente no nome do beneficiário.

Até o momento, as formas de resgate mensal do Bolsa Família eram por meio de saques com o cartão do Bolsa Família ou o Cartão Cidadão. Apesar do novo formato de acesso ao dinheiro, as opções anteriores também continuam disponíveis. 

Com as contas digitais não é preciso sacar todo o dinheiro de uma vez, e o saldo pode ser usado para compras e pagamento de contas, por meio do aplicativo Caixa Tem. 

Esta é a quarta e última fase do programa de bancarização do Bolsa Família, que está abrindo contas digitais para os cerca de 9 milhões de titulares do programa que ainda não tinham conta ou vínculo com nenhum banco. 

Abertura automática de contas digitais

Em março, a Caixa vai abrir contas digitais para beneficiários com o NIS terminado em 1 e 2, nos dias 18 e 19, seguindo o mesmo calendário dos dias do mês em que os pagamentos são feitos. As datas de ativação das contas são:

  • Final de NIS 1: 18/03
  • Final de NIS 2:  19/03 

O público prioritário dos Grupos Populacionais Tradicionais Específicos (PBF) também passa a ter a conta digital aberta e ativada a partir deste mês. As informações são do Ministério da Cidadania.

Os beneficiários com NIS de final 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0 já tiveram suas contas ativadas nas três etapas anteriores do programa de bancarização, entre dezembro e fevereiro, e já podem fazer as movimentações do dinheiro pelo aplicativo, se quiserem.

Compras e pagamento de contas

A Conta Poupança Social Digital foi criada no ano passado para mais de 100 milhões de brasileiros para fazer o pagamento do auxílio emergencial e de outros benefícios especiais repassados durante a pandemia do coronavírus, por meio do aplicativo Caixa Tem.

A partir de dezembro, a Caixa e o Ministério da Cidadania passaram também a realizar a migração para que as famílias do Bolsa Família sem conta em banco pudessem seguir usando a conta digital para o programa. 

A conta social da Caixa é uma poupança simplificada, sem tarifas de manutenção e com limite mensal de movimentação de R$ 5.000. Os novos correntistas não precisam fazer nada para solicitar a abertura, e a senha é a mesma do cartão social. 

Os valores não sacados do Bolsa Família podem ser deixados na conta digital para pagamento de despesas. Assim, ao fazer compras em mercado e padaria, por exemplo, você pode usar o dinheiro do benefício para pagar. Esses pagamentos devem ser feitos por QR Code ou com um cartão de débito virtual, gerados pelo aplicativo Caixa Tem. 

Também é possível pagar contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo aplicativo ou nas casas lotéricas, por meio da opção “Pagar na Lotérica” do Caixa Tem. Além disso, o sistema também permite fazer transferências e pagamentos por Pix.   

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.