x

Nova facilidade

PIX: BC anunciou possibilidade de integrar agenda do celular com a ferramenta

Ficará nas mãos dos bancos desenvolver ferramentas para possibilitar a integração da lista de contato com os aplicativos.

19/03/2021 10:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
PIX: BC anunciou possibilidade de integrar agenda do celular com a ferramenta

PIX: BC anunciou possibilidade de integrar agenda do celular com a ferramenta

Mais uma facilidade para o uso do Pix foi anunciada nesta quinta-feira (18) pelo Banco Central. A partir de agora, quem usa a ferramenta de pagamentos instantâneo poderá integrar a agenda do celular ao sistema. O número do celular é uma das chaves possíveis de serem cadastradas para fazer as transações financeiras.

O BC informou que caberá aos bancos e fintechs que adotaram o Pix desenvolver soluções para integrar os aplicativos usados para fazer operações do Pix à agenda dos celulares dos clientes.

“A mudança visa a facilitar a identificação de quem cadastrou seu número de celular como chave PIX, simplificando ainda mais a experiência do pagamento com a funcionalidade”, afirmou o BC.

De acordo com o banco, a medida foi autorizada para que o usuário possa identificar na agenda os contatos que têm o celular como chave de PIX. Além do celular, os usuários podem cadastrar o CPF, CNPJ, e-mail ou uma chave aleatória para receber pagamentos e transferências por PIX.

Mudança de chave e limite de transações 

Outra novidade anunciada é que será permitido que os usuários solicitem mudanças nas informações das chaves já cadastradas no PIX, como nome completo, nome empresarial e título do estabelecimento, sem a necessidade de excluir a chave anterior e criar uma nova.

“Essa possibilidade facilitará, por exemplo, o ajuste quando uma pessoa alterar o nome em decorrência de casamento, ou uma empresa alterar o nome fantasia do estabelecimento”, explicou o documento. Também foi autorizado o uso do nome social na chave PIX.

O BC informou ainda que incluiu no regulamento do PIX que as instituições não podem fixar limites para o número de transações PIX que a pessoa recebe ou faz. 

“Essa vedação é necessária para garantir condições competitivas equânimes entre diferentes instrumentos de pagamento”, informou o BC.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.