x

mercado de condomínios

Contadores estão aumentando a receita de seus escritórios através da administração de condomínios

Conheça a ferramenta para contadores, que conecta administradores, síndicos, condôminos e bancos em uma única plataforma na nuvem.

23/03/2021 08:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

informe publicitário

Contadores estão aumentando a receita de seus escritórios através da administração de condomínios

Contadores estão aumentando a receita de seus escritórios através da administração de condomínios

O mercado de condomínios está em crescimento no Brasil. Segundo dados da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) 8112-5/00 - CONDOMÍNIO PREDIAL, RESIDENCIAL E COMERCIAL, em 2020 o país teve um total de 278.703 estabelecimentos registrados, um número 0,36% maior que em 2019.

Diante da grande quantidade de afazeres que envolvem a rotina de um síndico, a contabilidade condominial está crescendo cada vez mais como uma solução para condomínios. 

Tanto síndicos quanto condôminos, sentem mais segurança sabendo que todas as obrigações fiscais, além da prestação de contas do condomínio, estarão sob responsabilidade de profissionais especializados nessa área. Dessa forma, os contadores estão aproveitando este panorama de gestão condominial para incrementarem a receita de seus escritórios de contabilidade.

Automação na Contabilidade Condominial

Nesse cenário, surgem soluções para facilitar todo o processo de trabalho na contabilidade condominial. É o caso da uCondo, startup que possui mais de 30 recursos, conectando administradores, bancos, síndicos, moradores e porteiros e em uma única plataforma.

O contador João França, proprietário da Efraim - Gestão Condominial & Contábil, é cliente da  uCondo há 4 anos. A princípio, ele trabalhava em seu escritório de contabilidade apenas realizando administração e consultoria tradicional para empresas. Em 2017, ele viu a oportunidade de ampliar sua carteira de clientes, focando no mercado de gestão condominial. 

Para tornar a operação viável, a Efraim - Gestão Condominial & Contábil buscou um sistema de gestão que pudesse automatizar os processos em seu trabalho e encontrou a solução na uCondo. No início, o custo benefício foi decisivo para que pudessem começar a ampliar o seu negócio, antes mesmo de possuir clientes no segmento de condomínios, pois João pesquisou por outras ferramentas no mercado, mas elas ficaram fora de seu orçamento.

Segundo João: “No início, os clientes perguntavam quanto custava para disponibilizar o app para moradores, se tinha custos adicionais por cada usuário e a uCondo não tem esses custos, isso foi uma questão decisiva. Nós contadores, precisamos trabalhar com previsão fixa de quanto vamos gastar mensalmente, pois as variáveis acabam dificultando o trabalho e o uCondo proporciona essa facilidade.”

Hoje seus clientes estão engajados e utilizam o aplicativo com frequência em suas rotinas. João ainda comenta que o sistema uCondo se tornou um diferencial no processo de prospecção e que 85% de seus clientes firmaram parceria com seu escritório pois viram a plataforma oferecida como um atrativo, com destaque para a parte de prestação de contas e abertura de chamados através do aplicativo.

Além disso, ele comenta sobre como a tecnologia do aplicativo para condomínio gera mais praticidade em sua rotina de contabilidade condominial: 

“A tecnologia da uCondo facilitou porque hoje a Efraim tem cinco clientes que são condomínios, mas precisa de apenas uma única pessoa para cuidar dessa gestão e gerar os boletos, que são gerados em grande quantidade.”

A transparência para o cliente final, que são os moradores do condomínio, também acaba sendo um diferencial do aplicativo, pois eles conseguem ter acesso aos documentos do condomínio, como regulamento interno e prestação de contas, por exemplo.

Funcionalidades do aplicativo para condomínio

Quando os escritórios de contabilidade percebem que administrar condomínios é similar a administração de empresas, percebem que podem expandir sua área de atuação sem extrapolar seu nicho de mercado: a própria contabilidade.

O que mais chama a atenção dos escritórios de contabilidade que estão diversificando seus serviços para a área condominial, é que podem ofertar um aplicativo completo para seus clientes: síndicos, como um “extra” sem intervir no trabalho de sindicância.

Dessa forma o processo de prospecção de cliente se torna mais fácil, o escritório de contabilidade adquire mais um cliente, continua atuando na gestão financeira desses empreendimentos e ainda oferecem um app completo para os síndicos e moradores do condomínio.

Conheça algumas das funções do uCondo que estão fazendo a diferença na rotina de contadores:

Relatórios inteligentes gerados automaticamente, em tempo real: balancete, extrato, composição de receitas, inadimplentes, adimplência, acordos, demonstrativo financeiro, comprovantes de despesas e consumos.

Geração de 2ª via automática dos boletos: os moradores podem gerar os boletos diretamente pelo aplicativo, assim o contador dispensa inúmeras ligações e emails de solicitações de boletos.

Eliminação dos processos de remessa e retorno bancários: com o sistema, essa função fica 100% automatizada. Desde o registro das faturas no Banco Central, envio dos boletos via e-mail e aplicativo, identificação do pagamento e atualização dos relatórios financeiros. Enquanto um contador gera sozinho os boletos de 5 condomínios com processos manuais de remessa e retorno bancário, um único contador que utiliza o uCondo consegue gerar com facilidade, o faturamento de pelo menos 30 condomínios.

Categorias financeiras: essa função representa o plano de contas, que pode ser configurado conforme as receitas e despesas de cada condomínio.

O plano de contas de um condomínio é simplificado, não é e nem precisa ser estruturado como um DRE de uma empresa tradicional, pois precisa ser entendível e legível para Síndicos e Moradores dos condomínios.

Esses são apenas alguns dos recursos que facilitam o trabalho dos contadores que conseguem economizar mais tempo em suas rotinas. 

Diferenciais do aplicativo para condomínio

Além de ser um sistema intuitivo e possuir uma biblioteca on-line com todos os detalhes sobre seus recursos, a startup possui suporte humanizado via chat, onde os usuários contam com o apoio de uma equipe preparada para auxiliar no que for necessário para sua gestão condominial. 

Todo o time da uCondo é formado por profissionais certificados em gestão condominial e isso eleva toda a experiência e qualidade do atendimento para os usuários do sistema.

Os usuários ainda conseguem acessar o sistema de qualquer lugar, pois a plataforma utiliza tecnologia na nuvem, o que dispensa a instalação de um sistema pesado no computador. Esse foi um ponto essencial para os usuários que tiveram a necessidade de estabelecer o home office na pandemia.

Sobre a uCondo

A startup curitibana uCondo atua desde 2015 e hoje possui mais de 120 mil usuários, estando presente em 24 estados brasileiros. O sistema funciona 100% on-line, na nuvem e simplifica a gestão de condomínios entregando soluções para que os usuários conquistem uma gestão condominial moderna, unindo funcionalidades tanto da área financeira, quanto da área de comunicação.

Saiba mais sobre a solução no site da uCondo https://www.ucondo.com.br/

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.