x

Autenticação

Receita suspende necessidade de documento original para autenticação

Com a medida, é possível autenticar um documento apenas com a cópia.

24/03/2021 09:30:01

8,1 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Receita suspende necessidade de documento original para autenticação

O Diário Oficial da União publicou a Instrução Normativa º 2.015/2021 que suspende a necessidade de apresentação de documento original para autenticação de cópias. A medida considerou a pandemia de coronavírus.

Até então, a autenticação era feita somente com o documento original para que a cópia autenticada fosse fiel e pudesse produzir os mesmos efeitos.

Autenticação

Em diversas instituições para que um documento seja considerado válido é necessário que ele possua a devida autenticação. 

A autenticação tem como finalidade assegurar que uma cópia de um determinado documento tenha a mesma validade que o original. Ou seja, ele servirá da mesma forma, com o mesmo peso diante de qualquer situação. Xérox de contratos ou até de documentos como RG podem ser autenticadas.

Os casos para autenticar um documento são inúmeros, tais como:

- Ao adquirir um imóvel, para ter cópias;

- Abertura de conta bancária;

- Constituição de empresas.

A maior vantagem de adotar esse tipo de precaução nas transações é diminuir a chance de fraudes e prejuízos com contratos falsos, distratos e outros incidentes que prejudiquem a regularidade dos negócios firmados.

Um contrato devidamente autenticado traz muito mais segurança às informações. Isso favorece a execução do acordo por meios judiciais, já que o documento tem força e validade jurídica para ter seu cumprimento exigido.

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.