x

Recolocação

Foi demitido? Veja 5 dicas para administrar a rotina nesse momento

Especialista em RH orienta como proceder nessa nova etapa da vida que, ainda que temporária, é a realidade de muitos brasileiros durante a pandemia.

30/03/2021 16:30:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Foi demitido? Veja 5 dicas para administrar a rotina nesse momento

Foi demitido? Veja 5 dicas para administrar a rotina nesse momento

Já são mais de 13 milhões de pessoas desempregadas no Brasil, segundo pesquisa recente do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE). O dado causa alarde e para quem faz parte da estatística a sensação é de pressão psicológica e financeira para voltar o mais rápido possível no mercado de trabalho, mas o que poucos brasileiros sabem é que o momento pós-demissão pode ser importante para traçar uma nova rota.

Um estudo da consultoria americana ghSMART com cerca de 3 mil líderes mostrou que 45% deles havia sofrido com grandes obstáculos em sua carreira profissional, seja ser demitido, estragar o negócio importante ou por uma aquisição. Apesar disso, mais de 70% desses profissionais chegaram a cargos melhores, como o gerente ou CEO.

É para facilitar esse processo e ajudar os agora ex-funcionários a enxergarem o momento da demissão com uma oportunidade e principalmente sem pânico, Fernanda Medei, especialista em RH e fundadora da plataforma de pós-desligamentos Medei, dá 5 dicas fundamentais para administrar a rotina após alguém perder seu emprego. Confira a seguir:

1 - Faça uma pausa

Ao sair do emprego, é possível fazer uma pausa no dia a dia para esfriar a cabeça e repensar suas metas profissionais. É isso mesmo que quero ou apenas estou seguindo por inércia? Quero continuar fazendo o que faço ou quero algo novo? Faça uma pausa, se dê alguns dias para pensar nas suas vontades e como isso se coloca em sua vida profissional.

2 - Organize suas finanças

Uma demissão pode desestabilizar a sua saúde financeira. Por isso, coloque na ponta do lápis todos os gastos, veja o que está sendo pago à prazo e como estão as suas reservas, incluindo as rescisões se tiver. Com isso bem claro, é possível estabelecer uma escala de importância, eliminar supérfluos e evitar endividamentos.

3 - Redesenhe a carreira

Mesmo de prontidão para o mercado é importante ter as metas à vista. Estabeleça onde quer chegar e trace metas, de aprendizado, de contatos profissionais da sua área ou da nova, com recrutadores ou envio de currículos. Tudo isso irá ajudá-lo a se manter motivado.

4 - Faça nerworking

Não tenha vergonha de falar para todos conhecidos que está buscando uma colocação. Aproveite para deixar claro quais são as suas intenções, mesmo que tenha um salário aquém do que recebia - as finanças organizadas ajudam nesse momento. Entre em contato com colegas e outras pessoas que possam vir a ser diferenciais para a sua vida profissional, vá a reuniões e se abra para novas oportunidades.

5 - Atualize seu currículo

Durante a vida profissional, nós acumulamos novas experiências, sem contar os softwares e soft skills - habilidades que podem ser transferidas independentemente da sua ocupação. 

Liste tudo de novo que aprendeu e desenvolveu ao longo dos anos, especialmente nos dois últimos. Atualize seu currículo com novas informações, procure os novos formatos de CV no mercado e adeque seu perfil no LinkedIn.

Fonte: RH pra Você

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.