x

Simplificação

CNPJ: Ferramenta simplifica fornecimento de dados

Solução tecnológica permite executar processamento e armazenamento de dados de forma segura, por meio de canais criptográficos e certificado digital.

01/04/2021 10:45:01

6,5 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

CNPJ: Ferramenta simplifica fornecimento de dados

A DataPrev e a Receita Federal lançaram uma solução tecnológica para simplificar o processo de fornecimento dos dados armazenados na base de dados do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ)

De acordo com a DataPrev, o b-CNPJ incorpora recursos inovadores, em especial, o modelo tecnológico conhecido como Blockchain.

A solução permite executar processamento e armazenamento de dados de forma segura, por meio de canais criptográficos e certificado digital. Ela visa atender órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, além daquelas que possuam convênio vigente com a Receita.

Caso entidades privadas tenham interesse na solução, devem contatar à Receita para análise e autorização por meio do e-mail divac.df.cocad@rfb.gov.br.

Acesso b-CNPJ

Por se tratar de uma Blockchain permissionada, o acesso ao b-CNPJ é obtido por meio de concessão. O primeiro passo para contratação do serviço é a autorização da Receita Federal, que pode ser solicitada pelo endereço eletrônico divac.df.cocad@rfb.gov.br, com informação do nome e CNPJ do órgão interessado.

Depois de autorizado, o órgão deve se adequar aos requisitos técnicos de comunicação, segurança e operação da Rede, para assim concluir o contrato de adesão junto à Dataprev.

Com informações da Dataprev

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.