Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que havia 13,4 milhões de brasileiros desempregados em 2020. Encontrar um emprego durante a pandemia tem sido um trabalho difícil para quem foi demitido.
Especialistas em recrutamento explicam que usar as redes sociais para isso, é uma boa estratégia, afinal, as empresas também estão inseridas nesse meio.
O Facebook, por exemplo, tem a ferramenta Empregos no Facebook. Nela, os usuários podem se candidatar a vagas diretamente da plataforma, ou serem direcionados para os sites dos recrutadores. Além disso, o recurso busca ajudar negócios locais a encontrar candidatos na região.
Nesse espaço, o usuário pode publicar uma vaga, gerenciar candidaturas e vagas salvas, e aplicar filtros por distância, setor, tipo de emprego e remuneração para encontrar a oportunidade desejada. As vagas vão desde estágios até cargos de gestão em diversas áreas.
Tanto a publicação de vagas como a candidatura para uma oportunidade ocorrem de forma totalmente gratuita. A plataforma oferece um guia de como utilizar a ferramenta.
Acesse o espaço de busca de vagas clicando aqui e o guia de uso aqui.
Outra maneira de tentar encontrar uma oportunidade por meio do Facebook é entrar em grupos que promovam a divulgação de vagas de trabalho. De acordo com a rede social, somente no Brasil, mais de 120 milhões de pessoas participam de grupos ativos dos mais variados assuntos.
Já no Twitter, apesar de não haver uma ferramenta específica para busca de empregos, há páginas que utilizam o espaço para divulgar vagas de diversas áreas
De acordo com a plataforma, no segundo semestre de 2020, ocorreu um aumento de 36% de conversas relacionadas a ajuda e divulgação de trabalho e perfis de pessoas buscando emprego ou complemento de renda através de alguma atividade extra.
Alguns exemplos de páginas no Twitter: