x

Recolocação profissional

Procurando emprego? Veja como as redes sociais podem ajudar a encontrar uma vaga

O Facebook e o Twitter são ferramentas que estão ajudando candidatos a encontrar novas oportunidades no mercado de trabalho.

03/04/2021 09:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Procurando emprego? Veja como as redes sociais podem ajudar a encontrar uma vaga

Procurando emprego? Veja como as redes sociais podem ajudar a encontrar uma vaga

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que havia 13,4 milhões de brasileiros desempregados em 2020. Encontrar um emprego durante a pandemia tem sido um trabalho difícil para quem foi demitido. 

Especialistas em recrutamento explicam que usar as redes sociais para isso, é uma boa estratégia, afinal, as empresas também estão inseridas nesse meio. 

O Facebook, por exemplo, tem a ferramenta Empregos no Facebook. Nela, os usuários podem se candidatar a vagas diretamente da plataforma, ou serem direcionados para os sites dos recrutadores. Além disso, o recurso busca ajudar negócios locais a encontrar candidatos na região.  

Nesse espaço, o usuário pode publicar uma vaga, gerenciar candidaturas e vagas salvas, e aplicar filtros por distância, setor, tipo de emprego e remuneração para encontrar a oportunidade desejada. As vagas vão desde estágios até cargos de gestão em diversas áreas.

Tanto a publicação de vagas como a candidatura para uma oportunidade ocorrem de forma totalmente gratuita.  A plataforma oferece um guia de como utilizar a ferramenta. 

Acesse o espaço de busca de vagas clicando aqui e o guia de uso aqui. 

Outra maneira de tentar encontrar uma oportunidade por meio do Facebook é entrar em grupos que promovam a divulgação de vagas de trabalho. De acordo com a rede social, somente no Brasil, mais de 120 milhões de pessoas participam de grupos ativos dos mais variados assuntos. 

Twitter

Já no Twitter, apesar de não haver uma ferramenta específica para busca de empregos, há páginas que utilizam o espaço para divulgar vagas de diversas áreas

De acordo com a plataforma, no segundo semestre de 2020, ocorreu um aumento de  36%  de conversas relacionadas a ajuda e divulgação de trabalho e perfis de pessoas buscando emprego ou complemento de renda através de alguma atividade extra.

Alguns exemplos de páginas no Twitter:

trampos Freelas

trampos TI

trampos

@vagas

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.