x

STF

Mudanças na lei de patentes deve ser decidida hoje pelo STF; empresários temem prejuízos

A mudança foi proposta em uma ação movida pela Procuradoria-Geral da República (PGR)

07/04/2021 11:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Mudanças na lei de patentes deve ser decidida hoje pelo STF; empresários temem prejuízos

Mudanças na lei de patentes deve ser decidida hoje pelo STF; empresários temem prejuízos

Nesta quarta-feira (7), o Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar mudanças na lei que determina o prazo de validade das patentes no Brasil. 

A mudança foi proposta em uma ação movida pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que alega violação de diversos princípios constitucionais, como a livre concorrência. Empresários e pesquisadores dizem que isso pode causar insegurança e prejuízos.

Hoje, a legislação brasileira indica que toda patente para quem cria um novo produto deve vigorar por 20 anos a contar da data de apresentação do pedido ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), mas o órgão que analisa as propostas pode demorar para conceder a patente por causa da fila de solicitações.

Para que essa demora não prejudique quem está esperando, a Lei de Regulamentação das Patentes garante que, após a concessão e aprovação, o criador tenha um prazo extra de 10 anos de exclusividade. Assim, se a análise do INPI demorar 15 anos para sair, por exemplo, o criador teria a patente 25 anos ao todo.

Atualmente há mais de 66 mil patentes em vigor no Brasil, quase metade liberada com o prazo extra de 10 anos. A PGR quer evitar essa situação, mas setores industriais, como o segmento agrícola, preveem prejuízos para a economia brasileira.

"No nosso caso, mais de 30% das nossas patentes vigentes no Brasil relacionadas ao segmento agrícola seriam impactadas", afirmou Carolina Freire, gerente de propriedade intelectual da Basf, que investe mais de 2 bilhões de euros (cerca de R$ 13,2 bilhões) por ano em pesquisa.

No caso das telecomunicações, quase 90% de todas as patentes foram concedidas com base no artigo que prevê o prazo extra após a concessão. "Todas as empresas que receberam patentes baseadas no parágrafo único vão perder suas patentes", disse Humberto Barbato, da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica.

"Se o procurador-geral da República anular metade das patentes em vigor no país, vamos perder empregos, indústrias, novos produtos, novas cadeias de valor agregado. O impacto é muito grande", avaliou o advogado e sócio da Licks Attorneys Otto Licks.

Fonte: CNN

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.