x

Orçamento 2021

Antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas deve ficar para maio

A previsão era pagar o benefício assim que o Orçamento de 2021 fosse aprovado, mas diante dos impasses, o pagamento vai precisar ser adiado.

15/04/2021 10:45:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas deve ficar para maio

Antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas deve ficar para maio

O presidente Jair Bolsonaro havia previsto o adiantamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para este mês. A ideia do governo era pagar assim que o Orçamento da União de 2021 fosse aprovado no Legislativo. Contudo, diante de tantos impasses sobre esse assunto, o benefício deve ser pago somente em maio.

O Ministério da Economia acredita que a antecipação do 13º salário é uma ferramenta para estimular a economia em meio à crise causada pela pandemia do novo coronavírus com uma injeção de R$ 50 bilhões.

O que está atrasando esse pagamento são as polêmicas em torno do Orçamento deste ano. O texto apresenta valores subestimados e direcionamento de verbas para emendas que inviabilizaram a sanção da proposta pelo presidente Jair Bolsonaro.

O Orçamento precisa ser sancionado até a próxima quinta-feira (22), com o risco de ser validado automaticamente, caso não exista uma manifestação do Planalto.

Diante desse cenário, o 13º deve ficar para os meses de maio (1º parcela) e junho (2ª parcela) devido ao fechamento da folha de pagamento do INSS, que acontece no dia 15 de cada mês.

No ano passado, o pagamento foi realizado em duas parcelas, a primeira junto com a aposentadoria de abril e a segunda com a de maio.

Movimentação da economia

Com a antecipação do 13º, o governo espera injetar R$ 50 bilhões na economia em mais uma tentativa de amenizar a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus. Outros programas que foram bem-sucedidos em 2020 também estão emperrados por causa do Orçamento.

O BEm (Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda), que permite suspensão de contrato ou redução salarial, e o Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), que oferece crédito mais vantajoso aos empreendedores, são alguns deles.

Segundo o Ministério da Economia, com estas iniciativas e a aceleração da vacinação, os impactos da pandemia serão bem menores em 2021, permitindo ao Brasil uma rápida retomada do caminho do crescimento sustentado, baseado em investimentos externos.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.