x

Mercado de trabalho

Trabalho temporário deve aumentar nos próximos anos, aponta pesquisa

Dos entrevistados, 59% dos recrutadores veem aumento de contratação de temporários. Confira as áreas que vão ter maior demanda neste ano.

19/04/2021 14:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Trabalho temporário deve aumentar nos próximos anos, aponta pesquisa

Trabalho temporário deve aumentar nos próximos anos, aponta pesquisa Foto: Freepik

Uma pesquisa realizada pela Robert Half, empresa de recrutamento especializado, apontou que 50% dos empresários entrevistados acreditam que sua empresa irá precisar mais de mão de obra especializada para projetos temporários nos próximos anos. 

De acordo com o levantamento, os motivos para a tendência de aumento na contratação de profissionais temporários são os seguintes:

  • Oportunidades de projetos pontuais: 40%
  • Necessidade de as organizações se tornarem mais ágeis e flexíveis: 17%
  • Necessidade de aliviar as sobrecargas das equipes: 13%
  • Falta de funcionários: 13%

A pesquisa também aponta que 39% dos recrutadores afirmaram que contrataram profissionais temporários para a área de tecnologia da empresa nos últimos meses.

Áreas com previsão de contratação

A consultoria também listou as 5 áreas com maior previsão de demanda por projetos especializados no primeiro semestre de 2021. São as seguintes:

  1. TI
  2. Atendimento ao cliente
  3. Apoio administrativo
  4. Marketing e Vendas
  5. Finanças e Contabilidade

O diretor de Recrutamento da Robert Half, Lucas Nogueira, diz que o aumento nos processos de contratação de profissionais especializados para projetos é um movimento que vem ocorrendo nos últimos anos e foi significativamente acelerado pela pandemia. 

Ele aponta ainda que os prazos dos projetos estão diminuindo, o que indica que o empresário vê a solução como estratégica para o seu negócio e não apenas para cobrir ausências temporárias.

“Entre os principais motivos para o crescimento na demanda estão a flexibilização da legislação trabalhista brasileira que, desde novembro de 2017, possibilitou a terceirização de atividades-fim por parte das empresas, diminuindo a insegurança jurídica que antes era significativa. Além do próprio cenário de incertezas, diretamente associado à pandemia, que gera receio nas empresas em relação à possibilidade de contratações futuras de profissionais permanentes”, avalia Nogueira.

Trabalho temporário é bem-vindo?

Na pesquisa, 92% dos profissionais disseram que trabalhar como temporário foi ou é positivo para os seus currículos. As principais vantagens de trabalhar como temporário foram:

  • Adquirir experiência: 69%
  • Networking: 66%
  • Contato com ferramentas novas: 55%
  • Oportunidade de efetivação: 52%
  • Flexibilidade: 42%

Apenas 1% dos profissionais desempregados disse que não aceitaria uma oportunidade em um projeto temporário. Entre os profissionais empregados, o índice chega a 17%.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.