x

Ativo Imobilizado

Implementação dos CPC01 e CPC27 em todo o Brasil

O ativo imobilizado, tanto na avaliação patrimonial, como no Inventário dos ativos, deve ser realizado anualmente.

20/04/2021 09:00:01

5,8 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Implementação dos CPC01 e CPC27 em todo o Brasil tirachardz

A necessidade de atender a legislação, além de ter informações para tomada de decisão, estão levando empresas dos mais diversos portes e segmentos a realização do Inventário e Avaliação de Ativos.

Empresas ainda estão em desacordo com as leis!

A legislação por meio dos CPC´s é clara no que tange o Ativo Imobilizado, tanto na Avaliação Patrimonial, como o Inventário dos Ativos, devem ser realizados anualmente, e essa pratica em algumas empresas não é realizada, expondo a empresas a questionamentos dos mais diversos, entre eles: acionistas, conselhos, auditorias, etc.

Ressalvas de Auditoria

Diante da relevância monetária do Ativo Imobilizado, apesar de muitos itens relatarem valor residual contábil zero, sua importância e Valor Justo, principalmente na realização (Venda), faz com que Auditorias questionem e exijam seus devidos controles.

Controles analíticos, e atualizados periodicamente por meio de Inventários e também a Avaliação, principalmente o Teste de Impairment.

Como colocar o projeto em pratica!

Para atender tanto a legislação como auditorias que acompanham praticas de Gestão Empresarial, é fundamental a definição de planejamento e procedimentos para a realização dos projetos.

Importante que a empresa tenha de forma clara, quais são seus objetivos, e o time de profissionais que irá participar e dará continuidade na manutenção e atualização do Controle Patrimonial.

CPC27 o Inventário dos Ativos

O Inventário Patrimonial deve ser realizado anualmente visando atender aos CPC-27, para isso é fundamental que procedimentos quanto a conceituação na classificação dos Ativos, estejam claros na empresa, além de ferramentas para acompanhar possíveis movimentações, sejam elas: baixas, transferências e aquisições.

CPC01 a Avaliação dos Ativos

A Avaliação Patrimonial, visa relatar os valores dos Ativos, com informações especificas e técnicas para cada finalidade, entre elas podemos citar:

  • Valor Justo
  • Vida Útil
  • Valor Residual
  • Avaliação Forçada
  • Depreciação Técnica
  • Teste de Impairment
  • etc
  • A busca por consultoria especializadas evita não conformidades

Definir empresa devidamente qualificada, com certeza fará toda a diferença para os resultados que se almeja com o projeto.

Empresas com diversos cases realizados, profissionais devidamente qualificados, com anos de expertise, além de estar devidamente em dia com as Certidões de Débitos, com certeza poderão agregar aos projetos valores além dos contratados.

Fonte: AXS Consultoria Empresarial

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.