x

Simples Nacional

MA: Estado prorroga e parcela pagamento das empresas do Simples Nacional

A prorrogação por até 120 dias do pagamento do ICMS alcança os períodos de apuração dos meses de março, abril e maio.

30/04/2021 15:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
MA: Estado prorroga e parcela pagamento das empresas do Simples Nacional

MA: Estado prorroga e parcela pagamento das empresas do Simples Nacional Jeso Carneiro

O Governo do Estado do Maranhão por meio de Medida Provisória, prorrogou o prazo de pagamento do imposto das mais de 50 mil empresas contribuintes do ICMS enquadrados no regime do Simples Nacional, com base na Resolução 158/21 do Comitê Nacional de Gestão do Simples Nacional.

Prorrogação ICMS

A prorrogação por até 120 dias do pagamento do ICMS alcança os períodos de apuração dos meses de março, abril e maio, que passam a vencer de acordo com os vencimentos, podendo o imposto ser pago em até duas parcelas, mensais, iguais e sucessivas.

Com a edição da Medida Provisória com base na Resolução do Comitê Nacional, o pagamento pelas empresas será adiado no Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) para os novos vencimentos.

Para o mês de Março/2021 a 1ª parcela vai até 20/07/21 e a 2ª parcela até 20/08/21. Para o mês de Abril/2021 a 1ª parcela vai até 20/09/21 e a 2ª parcela até 20/10/21. Para o mês de Maio/2021 a 1ª parcela vai até 22/11/21 e a 2ª parcela até 20/12/21.

Diferença do ICMS

O estado também prorrogou o prazo do pagamento, em parcela única, da diferença de ICMS nas aquisições de mercadorias de outros Estados e do Distrito Federal, relativo aos períodos de apuração de março, que poderá ser pago até 20 de agosto; de abril, com pagamento até 20 de outubro; e maio, que poderá ser pago até20 de dezembro.

Com relação às obrigações acessórias dos contribuintes do Simples, a SEFAZ manteve sem alteração os prazos para envio dos arquivos digitais correspondentes às declarações de informação dos contribuintes do ICMS nos períodos de março, abril e maio.

O secretário da Fazenda Marcellus Aves, informou que com a atual situação de calamidade pública em todo o Maranhão e o agravamento da pandemia do novo coronavírus, o governo toma mais uma medida para alívio das finanças das micro e pequenas empresas, mesmo que isso signifique um momentâneo retardamento no ingresso nos cofres públicos de importantes receitas do ICMS, que é a principal fonte de arrecadação própria do Estado. 

Fonte: Sefaz Maranhão

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.