x

Empresarial

Turnover: saiba o que é, como reduzir e qual a implicação na empresa

Também conhecido como rotatividade pessoal, o indicador entre admissões e desligamentos pode ajudar a melhorar seu negócio

05/05/2021 14:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Turnover: saiba o que é, como reduzir e qual a implicação na empresa

Turnover: saiba o que é, como reduzir e qual a implicação na empresa Foto: Anna Shvets

Um dos índices mais importantes para o departamento pessoal da empresa é o Turnover, termo em inglês que se traduz como “virada” e também entendido como “renovação”, é o indicador entre novas contratações e demissões dentro de um certo período de tempo.

Se o turnover estiver alto, com grande rotatividade de funcionários, pode prejudicar o andamento da empresa, pois afeta diretamente a produtividade e o desempenho dos funcionários do departamento desfalcado. Um baixo turnover resulta diretamente no crescimento do negócio e indica satisfação dos empregados. 

Como reduzir o Turnover 

Um alto índice pode significar que alguma área não está sendo bem desenvolvida e pode estar recebendo menos atenção. A falta de oportunidades ao trabalhador, de comunicação na equipe, de reconhecimento e um clima organizacional desfavorável, pode também influenciar negativamente na rotatividade.

O turnover pode ser considerado funcional e benéfico quando planejado para substituir aquele colaborador que já não possui mais o perfil desejado para aquela vaga ou que está insatisfeito com a posição, mas a decisão deve ser estudada e pensada entre equipe e departamento pessoal.

Brasil lidera índices de rotatividade

De acordo com a pesquisa global feita pela empresa internacional Robert Half, especializada em recrutamento e seleção, o Brasil é o país com maior índice de Turnover, apontando que desde 2010 a rotatividade pessoal cresceu em 82%. 

Embora o turnover seja realidade dentro das empresas, existem diversas variáveis que podem influenciar nesse processo. Muitos desligamentos involuntários são necessários, mas outros fatores podem ser monitorados e revertidos a tempo.

Fonte: Com informações de Catho/Robert Half 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.