x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

INSS

INSS: Saiba como pedir aumento do benefício para aposentados por invalidez

Adicional de 25% no valor mensal pode ser solicitado por aqueles que são dependentes de terceiros

10/05/2021 11:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
INSS: Saiba como pedir aumento do benefício para aposentados por invalidez

INSS: Saiba como pedir aumento do benefício para aposentados por invalidez Foto: Matheus Britto/Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes

Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que são aposentados por invalidez e dependem do auxílio de outra pessoa - seja de um profissional ou de algum familiar - para realizar a rotina diária, podem solicitar um aumento de 25% sobre o valor mensal recebido.

Essa medida foi estabelecida para complementar a aposentadoria pensando nos custos extras que essa situação pode acarretar, como contratação de alguma terapia específica, remédios e profissionais qualificados, gastos diferentes de uma aposentadoria regular.

Como solicitar o aumento do benefício

O adicional pode ser requisitado logo na solicitação inicial ao INSS, mas caso o beneficiário já receba a aposentadoria por invalidez e não possuir os 25%, deverá agendar uma perícia técnica para avaliação da concessão do pedido.

No dia da avaliação será necessário a apresentação de documentos comprobatórios da necessidade de ajuda de terceiros realizado por algum médico; CPF e documento de identificação com foto do solicitante e do representante, ou procurador; Termo de representação legal ou procuração;

Meios de solicitar o agendamento

O agendamento da perícia pode ser feito pelo aplicativo “Meu INSS”, pelo site ou ainda pelo telefone 135. 

Pelo aplicativo, basta fazer o download no celular ou tablet, clicar em “Entrar” e realizar o  login ou criar uma nova conta. Depois de acessado, no canto inferior direito da tela selecione “Agendar Perícia”, selecione a opção desejada e siga as orientações para concluir.

É possível acompanhar o agendamento e o resultado da perícia na opção “Agendamentos/Requerimentos”.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.