x

Suspensão

eSocial Simplificado: implantação da versão S-1.0 é suspensa temporariamente

A decisão foi tomada após a Dataprev ter reportado problemas na internalização dos eventos na nova versão.

17/05/2021 09:30:01

93,2 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

eSocial Simplificado: implantação da versão S-1.0 é suspensa temporariamente Foto: Vojtech Okenka no Pexels

O governo federal determinou a suspensão temporária da implantação da versão S-1.0 do eSocial programa para esta segunda-feira (17). A decisão foi tomada após a Dataprev ter reportado problemas na internalização dos eventos da nova versão, na última quarta-feira (12).

O portal do eSocial informou que os riscos estão sendo avaliados em razão do possível impacto na concessão de benefícios previdenciários, do seguro-desemprego, além do Benefício Emergencial (BEm) e o Auxílio Emergencial aos trabalhadores, o que motivou a suspensão da implantação.

Agora, com a suspensão, fica cancelada a parada do sistema prevista para acontecer hoje, continuando o eSocial operacional na versão atual, que é v.2.5.

De acordo com o comunicado da suspensão, no início da próxima semana, serão divulgados a nova data da implantação e eventuais impactos no cronograma de obrigatoriedade.

Novo eSocial Simplificado

A criação do eSocial simplificado contou com a participação de empresas e entidades representativas de diversas categorias profissionais envolvidas. O governo atualizou o cronograma de implantação do sistema por meio da Portaria Conjunta SEPRT/RFB nº 76, publicada no Diário Oficial da União.

Devido a pandemia, o governo já havia prorrogado as fases de folha de pagamento e SST, Saúde e Segurança do Trabalho. 

Segundo o governo federal, houve redução em mais de 30% do número de campos dos leiautes do eSocial, o que inclui a simplificação de vários eventos e a exclusão total de 12 eventos transmitidos/a transmitir pelas empresas. 

Contudo, a maior alteração ocorreu nas regras do sistema, que foram reduzidas e simplificadas, retirando e engessamento anterior que existia no envio e validação de eventos.

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.