x

Folha

eSocial doméstico: folha de pagamento de maio é liberada

Em maio, a folha de pagamento ficou indisponível devido a implantação da nova versão do eSocial.

19/05/2021 09:00:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
eSocial doméstico: folha de pagamento de maio é liberada

eSocial doméstico: folha de pagamento de maio é liberada Marcelo Camargo/Agência Brasil

A folha de pagamento de maio/21 foi liberada nesta terça-feira (18) no eSocial doméstico. 

Geralmente, a folha é liberada no dia 8, mas excepcionalmente neste mês, foi necessário manter a folha indisponível por mais tempo para permitir que fossem feitas atualizações no eSocial. Contudo, elas foram suspensas.

Assim, já é possível informar a remuneração dos trabalhadores, fechar a folha e emitir a guia DAE. O prazo para fechamento é até o dia 7 de junho.

Atualizações eSocial

A entrada em produção do Novo eSocial Simplificado e a obrigatoriedade do envio dos eventos de folha de pagamento para o terceiro grupo, estava prevista para maio.

O Diário Oficial da União já havia publicado uma nota alertando os usuários sobre a necessidade de uma parada temporária do sistema para implantação do novo sistema. Ela ocorreria em dois momentos:

  • Dia 08/05 (sábado), das 08h00 às 18h00;
  • Dia 16/05 (domingo, a partir da 00h00) até às 14h00 do dia 17/05 (segunda-feira).

Contudo, o Governo Federal determinou a suspensão temporária da implantação da versão S-1.0 do eSocial programa na segunda-feira (17). 

A decisão foi tomada após a Dataprev ter reportado problemas na internalização dos eventos da nova versão.

O portal do eSocial informou que os riscos estão sendo avaliados em razão do possível impacto na concessão de benefícios previdenciários, do seguro-desemprego, além do Benefício Emergencial (BEm) e o Auxílio Emergencial aos trabalhadores, o que motivou a suspensão da implantação.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.