x

ASSESSORIA CONTÁBIL

A importância de contar com uma assessoria contábil após a abertura de um negócio

Não basta abrir uma empresa da maneira correta, é necessário ter cuidado durante a prestação de contas e manter o CNPJ em conformidade

22/05/2021 10:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
A importância de contar com uma assessoria contábil após a abertura de um negócio

A importância de contar com uma assessoria contábil após a abertura de um negócio Foto: Pixabay

A assessoria contábil presta diversos serviços de contabilidade, que vão desde cuidar do cumprimento das obrigações fiscais, tributárias e trabalhistas, até auxiliar no controle financeiro do negócio e ajudá-lo a crescer, se esse for seu desejo.

“Mesmo para quem é MEI e que não precisa da assinatura de um contador, essa assessoria é bastante útil, diminuindo a carga de preocupações com burocracia e permitindo o empresário focar na sua atividade principal”, explica João Esposito, CEO da Express CTB.

Serviços oferecidos pela assessoria contábil

Conheça alguns dos trabalhos realizados por uma assessoria contábil e que são importantes para o seu negócio.

Certificação digital

O certificado digital funciona como uma assinatura digital, que oficializa as operações da sua empresa para fins legais e atesta a veracidade de diversos processos. 

Atualmente, diversas rotinas indispensáveis para uma empresa só são possíveis com a apresentação do certificado digital, tornando a contratação desse serviço obrigatória.

Regularização

Com o crescimento das demandas, surge a necessidade de formalizar o negócio que nem sempre foi aberto da forma mais adequada. Para isso, uma assessoria contábil pode atuar de maneira consultiva, verificando o melhor enquadramento para a empresa evitando o pagamento de impostos desnecessários.

Os profissionais conseguem solucionar dúvidas e orientar em relação aos processos e às declarações, além de cuidar de tudo o que é necessário para que o CNPJ atue regularmente.

 Gestão financeira

Uma boa gestão financeira serve não só para deixar as contas “no azul”. Com relatórios claros, é possível identificar problemas e tomar as melhores decisões, proporcionando um crescimento claro e seguro para a corporação.

 RH e Folha de Pagamento

Outra questão importante para os negócios são as obrigatoriedades legais que envolvem a admissão e a demissão de colaboradores, assim como o pagamento dos direitos e a emissão de holerites.

A assessoria contábil também atua como apoio para o RH nesses aspectos, evitando processos trabalhistas e problemas com os funcionários.

Auditoria

Durante a auditoria, são identificadas as possíveis irregularidades na situação financeira, trabalhista e tributária do negócio. Além de prevenir problemas fiscais, esse cuidado traz informações importantes para que os empresários façam um planejamento estratégico das finanças.

Documentos contábeis

A prestação de contas corporativas requer uma série de documentos trabalhosos, como balancetes, DREs e resultados financeiros, apenas para citar alguns.

Contratando uma assessoria contábil de confiança, é possível deixar todo esse procedimento maçante e demorado nas mãos de quem realmente entende do assunto.

Uma boa assessoria contábil vai além das obrigações legais e a formalização de documentos, trabalha de maneira estratégica junto aos objetivos da empresa, desde a sua abertura.

Com informações de João Esposito, CEO da Express CTB.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.