x

Endividamento

Boa Vista aponta aumento de 2,2% da inadimplência em maio

Para os economistas da empresa, o desemprego é a principal causa do aumento.

11/06/2021 16:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Boa Vista aponta aumento de 2,2% da inadimplência em maio

Boa Vista aponta aumento de 2,2% da inadimplência em maio Foto: Pixabay

Dados da Boa Vista apontaram que, pelo terceiro mês consecutivo, o número de inadimplentes subiu em maio. A alta foi de 2,2% e, segundo especialistas, confirma uma tendência de aumento na quantidade de pessoas que não conseguem pagar as dívidas em dia. O dado foi antecipado com exclusividade para a CNN.

Outro dado apontado no levantamento de maio é o indicador de recuperação de crédito, que acompanha as exclusões dos registros de dívidas vencidas e não pagas, apresentou queda de 2,5%. O que revela a maior dificuldade dos consumidores em quitar débitos.

Os economistas do Boa Vista apontando o desemprego como principal causa do aumento do endividamento. Com a taxa em 14,7% no primeiro trimestre do ano, sem o pagamento do auxílio emergencial, a renda das famílias caiu, perdeu valor para alta da inflação e levou ao não pagamento das dívidas.

A partir de março, quando o indicador da Boa Vista passou a registrar alta da inadimplência, os dados do BC ainda mostravam o inverso, com queda acumulada dos pagamentos atrasados. A inversão do quadro agora é mais forte e com tendência de alta nos próximos meses.

Na comparação interanual houve alta de 0,3% e os resultados acumulados seguem uma trajetória de desaceleração da queda do indicador. No ano, a queda de -14,6% até abril passou para -11,8% com os dados de maio.

O acompanhamento da recuperação do crédito mostra o mesmo movimento. Apesar da quantidade de saída de registros ter recuado 2,5% no mês passado, no acumulado do ano o resultado passou de uma alta de 3,2% em abril para 1,5% em maio.

Para os economistas da Boa Vista, o impacto do desemprego sobre a inadimplência foi mascarado no ano passado por causa do auxílio emergencial e a possibilidade de suspender ou postergar o pagamentos de dívidas.

Mesmo com a nova rodada do benefício, em valor bem menor do que o pago em 2020, o efeito tende a ser muito menor. O que pode segurar a trajetória de piora da inadimplência nos próximos meses, ao menos parcialmente, é  a antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas.

Fonte: Com informações da CNN

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.