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APOSENTADORIA

INSS: como reativar o benefício após o atraso na prova de vida

Atraso no cadastramento da senha que comprova a prova de vida pode suspender e até cancelar o depósito do INSS

14/06/2021 11:30:01

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INSS: como reativar o benefício após o atraso na prova de vida Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O Instituto de Seguro Social (INSS) retomou a obrigatoriedade da prova de vida neste mês de junho, depois de ficar suspenso desde março de 2020 devido a pandemia do covid-19. 

De acordo com levantamento feito pelo próprio INSS, aproximadamente 12 milhões de idosos precisarão realizar a exigência entre junho e dezembro de 2021 seguindo um calendário específico que poderá ser visualizado clicando aqui.

Se o benefício for suspenso devido a falta de renovação da senha solicitada para a comprovação de vida, não será em caráter definitivo e os valores retidos serão liberados assim que a nova senha for criada. 

Neste caso, o benefício será somente suspenso e o aposentado não perderá o direito aos valores.

O cancelamento ocorrerá apenas se não houver a prova de vida seis meses após o fim do prazo.

Como reativar o benefício 

Para desbloquear a aposentadoria na perda do prazo da realização da prova de vida, basta fazer a solicitação no site do INSS preenchendo o requerimento online e ao final, agendar o atendimento presencial para finalizar o processo. Confira o passo a passo:

  • Faça login no Meu INSS;
  • Clique na opção “Agendamentos/Solicitações”
  • Clique em “Novo Requerimento”;
  • Selecione o serviço  que você quer;
  • Clique em “Atualizar”;
  • Confira ou altere seus dados de contato e depois clique em “Avançar”;
  • Preencha os dados necessários para concluir o seu pedido.

Pelo telefone no número 135 também é possível receber auxílio para agendar o atendimento presencial.

Algumas pessoas poderão realizar a prova de vida pelo celular, mas essa possibilidade só existe para beneficiários com biometria facial cadastrada nos bancos de dados do governo. Um exemplo seriam aqueles que possuem a CNH digital.

Idosos com mais de 80 anos ou com dificuldade de locomoção comprovada poderão ter atendimento em casa pelos agentes do INSS.

Lembrando que o INSS nunca entra em contato via redes sociais ou via whatsapp para solicitação de dados e prova de vida. Caso isso aconteça, entre em contato com o telefone do INSS para realizar a denúncia. 

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