x

Empresarial

Avaliação de bens para seguro, conheça os benefícios!

A importância da Avaliação dos bens do Ativo Imobilizado no momento de realizar o Seguro Patrimonial Empresarial!

16/06/2021 16:00:01

900 acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Avaliação de bens para seguro, conheça os benefícios! Foto: mohamed_hassan

Os seguros dos mais diversos (diversas modalidades) tornaram-se um “mal necessário” em nossas vidas, na realidade o melhor é não utilizá-los, mas caso necessário devemos estar amparados!

As diversas modalidades de seguro

De forma geral o segmento de seguros se expandiu fortemente em todo o mundo e em nosso país não foi diferente, seguros dos mais diversos fazem parte do nossos dia a dia, muitos sequer imaginamos a existência, entre eles podemos citar:

  • Vida em grupo
  • Automobilístico
  • Residencial
  • Patrimonial
  • Lucro cessante
  • Crédito
  • Entre outros
  • A vistoria previa e o Controle Patrimonial

É sabido que para uma seguradora assumir a responsabilidade de um patrimônio para segura-lo é natural que seja realizado uma vistoria previa, essa vistoria tem por finalidade a verificação do estado de forma geral como estão as estruturas onde se encontram os bens (nesse exemplo estamos simulando uma indústria / empresa).

Estrutura anti-incendio, rotas de fuga, risco de incêndio, áreas limítrofes, risco de danos, desmoronamento, vendaval, entre outros riscos.

Uma vez validado essa vistoria, em alguns casos as seguradoras tem por praxe realizar o pedido de algumas melhorias a serem implementadas visando minimizar os riscos.

Vamos segurar números contábeis ou valor de mercado?

Uma vez aprovado o andamento do seguro, qual será a base que sua empresa vai utilizar para realizar o seguro da empresa?

  • Utilizar a base contábil (geralmente contempla muitos bens totalmente depreciados, com valor residual igual a zero); com certeza com essa base o valor do seguro tende a cair, entretanto, em caso de sinistro o prêmio pago pela seguradora também será bem menor.
  • Utilizar laudos específicos de avaliação para seguro (essa é a forma correta e segura para contemplar os bens segurados).

De forma geral é de extrema importância ter todos os bens de forma detalhadamente relacionados, com descrição de características, além de fotos e seus respectivos valores e estado de conservação, para caso ocorra um sinistro a empresa esteja segura do patrimônio protegido, evitando com isso impasses judiciais junto as seguradoras.

Laudos de Avaliação como documento comprobatório

Ao definir o valor do patrimônio a ser segurado e fundamental que a empresa disponha de um laudo de avaliação para seguro, esse laudo deve ser produzido por especialistas, ou seja, atender normas técnicas geralmente aceitas além também de atender a legislação contábil.

De posse desse laudo, que deverá contemplar todos os bens que fazem parte do patrimônio da empresa, cada qual devidamente identificado com suas características fotos e valores, de posse desse material a empresa pode optar por segurar toda a base ou parte da mesma, para isso deverá segregar parte dos bens para ser tratado ou excluído da apólice, ou caso opte deixar que todos sejam devidamente segurados.

Fonte: AXS Consultoria Empresarial

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.