x

INSS

Prova de vida: idosos a partir de 80 anos ou doentes podem fazer comprovação de casa

A exigência anual voltou a ser obrigatória neste mês, mas há possibilidade de fazê-la remotamente em alguns casos.

18/06/2021 14:30:01

8,2 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Prova de vida: idosos a partir de 80 anos ou doentes podem fazer comprovação de casa Foto de Tima Miroshnichenko no Pexels

Aposentados e pensionistas estão, novamente, obrigados a fazer a prova de vida do INSS para garantir a continuidade do pagamento dos benefícios. Mas, é importante lembrar que não é todo mundo que precisa ir ao banco realizar o procedimento.

Segundo as regras do INSS, beneficiários acamados, hospitalizados, com dificuldade de locomoção ou que sejam maiores de 80 anos, podem solicitar a prova de vida em casa, por meio da visita de um funcionário do instituto.

Para quem necessita desse atendimento em casa, também há a opção de cadastrar uma procuração registrada em cartório nomeando outra pessoa para a receber o benefício e fazer a comprovação anual.

Para os dois casos, é preciso agendar os serviços pelo telefone 135 ou realizados inteiramente pela plataforma eletrônica Meu INSS, disponível por aplicativo para celular ou no site gov.br/meuinss.

Ao fazer a ligação, tenha em mãos o número do CPF da pessoa para quem quer pedir o atendimento, pois será necessário digitar essa informação. Ao ouvir as opções informadas pela gravação, digite zero para falar com um atendente. Em seguida, informe o serviço que deseja pedir, como prova de vida ou cadastro e renovação de procuração.

Os beneficiários que precisarem cadastrar uma procuração, o documento pode ser público (redigida no cartório) ou particular. O INSS informa que esse pedido é realizado pela internet, pelo Meu INSS, ou por telefone. Nesse último caso, a cópia da procuração pode ser entregue via Meu INSS ou em uma agência através do procedimento chamado “cumprimento de exigência”

Agendamento de horários no INSS

Os beneficiários que precisam de algum serviço do instituto, só estão sendo atendidos presencialmente por meio de agendamento  de dia e horário. 

A obrigação da comprovação de vida voltou a ser exigida neste mês, mas o INSS orienta que não é preciso ter pressa para fazer a prova de vida. A exigência da renovação está sendo retomada aos poucos, em um calendário que distribui os beneficiários de junho a dezembro deste ano.

Neste mês, a prova de vida é para quem deveria ter realizado o procedimento em março ou abril do ano passado, mas não o fizeram porque a exigência havia sido suspensa devido à pandemia de Covid-19. Veja o calendário:

Mês em que a prova de vida venceu

Novo prazo para o recadastramento

Março e abril/2020

Junho/2021

Maio e junho/2020

Julho/2021

Julho e agosto/2020

Agosto/2021

Setembro e outubro/2020

Setembro/2021

Novembro e dezembro/2020

Outubro/2021

Janeiro e fevereiro/2021

Novembro/2021

Março e abril/2021

Dezembro/2021

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.