x

CFC

CFC: Exame de Suficiência acontece no próximo domingo

A prova será aplicada no dia 27, domingo, das 10h às 14h e examinandos devem estar atentos às regras de biossegurança

22/06/2021 10:00:01

2,2 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

CFC: Exame de Suficiência acontece no próximo domingo Foto: pexels

Candidatos que vão realizar a 1ª edição do Exame de Suficiência de 2021 do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) estão na contagem regressiva. A aprovação é um dos requisitos para a obtenção do registro profissional no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

O teste, prestado exclusivamente por bacharéis e estudantes do último ano letivo do curso de graduação em Ciências Contábeis, acontece no domingo, dia 27 de junho, das 10h às 14h (horário de Brasília/DF). As inscrições foram encerradas no final de maio e os candidatos precisaram pagar uma taxa de inscrição de R$70,00 para participar.

Os locais de prova podem ser consultados no site da Consulplan. O Conselho orienta que os candidatos identifiquem corretamente o seu local de realização da prova, se atentando quanto à possibilidade da existência de endereços similares e/ou homônimos.

Não serão informados por telefone dados referentes a datas, locais e horários de realização das provas. Por isso, é importante ler atentamente o edital do exame

Exame do CFC

Os candidatos terão quatro horas para responder a uma prova objetiva, com 50 questões de múltipla escolha. Será considerado aprovado o examinando que acertar, no mínimo, 50% do total das questões, ou seja, 25 pontos. 

O gabarito preliminar do teste será divulgado no dia 28 de junho e o resultado final estará disponível até 50 dias após a aplicação das provas.

Segurança sanitária

Os mesmos protocolos de biossegurança já utilizados na edição anterior, como forma de proteger os candidatos e a equipe aplicadora do exame do contágio da Covid-19, serão utilizados para garantir a segurança.

Aqueles que não obedecerem às regras de segurança sanitária serão eliminados, sem direito a reembolso do valor da inscrição. 

Todos os locais de prova serão higienizados antes da aplicação do exame e as salas serão organizadas de modo que haja o distanciamento social e a ventilação adequada. Veja as principais orientações:

  • Medição de temperatura dos candidatos na entrada da prova: os que indicarem temperatura corporal superior a 37,8 °C serão impedidos de acessar o local de prova e considerados ausentes na aplicação do exame;
  • Uso obrigatório de máscara: não será permitida a entrada nas dependências aquele que estiver sem máscara de proteção, que deve cobrir o nariz e a boca. O acessório deve ser usado durante todo o período do exame.  A retirada está liberada apenas para o consumo de água ou alimentos.
  • Evite o consumo na sala: os participantes devem evitar se alimentar, fazendo-o apenas quando for estritamente necessário, para evitar a contaminação;
  • Leve álcool gel próprio: será disponibilizado álcool 70% para o uso comum, mas é recomendado que os candidatos levem álcool para uso pessoal, obrigatoriamente em uma embalagem transparente;
  • Distanciamento social: os examinandos e a equipe de fiscalização deverão ficar a 1,5 metro de distância;
  • Água individual: os candidatos devem levar suas próprias garrafas de água, que precisam, obrigatoriamente, ser de material transparente. Os bebedouros dos locais de provas só poderão ser utilizados para reposição de água em garrafas e em copos descartáveis.
  • Examinandos que estiverem com sintomas gripais ou outros sinais comuns aos manifestados na contaminação pela Covid-19 não poderão participar da prova. 

Os candidatos que tiverem confirmação ou suspeita de estarem doentes ficarão impedidos de fazer o exame. Contudo, aqueles que enviarem o comprovante médico poderão solicitar o reembolso do valor pago a título de taxa de inscrição. 

Mais informações estão disponíveis no site do CFC e na página do Exame de Suficiência no LinkedIn.

Com informações de Caroline Veiga/Apex Conteúdo Estratégico

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.