x

Auxílio doença

Pente-fino: INSS vai convocar 170 mil pessoas que recebem benefícios por incapacidade

Segurados terão 30 dias para agendar perícia médica para não perder o benefício por incapacidade temporária.

01/07/2021 12:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Pente-fino: INSS vai convocar 170 mil pessoas que recebem benefícios por incapacidade

Pente-fino: INSS vai convocar 170 mil pessoas que recebem benefícios por incapacidade Foto de RODNAE Productions no Pexels

O INSS anunciou que vai convocar cerca de 170 mil segurados que recebem o benefício por incapacidade, antigo auxílio-doença, para exames periciais.

O novo pente-fino deve ocorrer entre agosto e dezembro deste ano. O foco são pessoas que recebem o benefício por incapacidade há mais de seis meses, sem passar pela perícia médica e que não têm data de cessação estipulada.

Segundo o Ministério da Economia, o objetivo é evitar pagamentos indevidos com prejuízo aos cofres públicos.

Cartas do INSS

A convocação será feita por carta simples enviada via Correios para o endereço do segurado cadastrado no sistema do INSS. 

O instituto ainda poderá contar com a ajuda da rede bancária pagadora de benefícios para notificar os segurados por meio de mensagens exibidas nos terminais de autoatendimento. 

Ainda poderá haver convocação por meio eletrônico ou a partir da publicação de um edital no Diário Oficial da União.

Agendamento de perícia

Os segurados terão que agendar perícias médicas, de acordo com a capacidade operacional das agências da Previdência Social, seguindo as regras sanitárias (distanciamento social, higienização das instalações, uso de EPIs por funcionários a beneficiários, ventilação adequada e restrição à circulação de pessoas nas unidades).

Após receber a notificação, o segurado terá 30 dias para agendar a perícia médica de revisão no portal ou no aplicativo Meu INSS, acessando "Agende sua perícia médica". 

Outra opção será ligar para a Central 135. Quem não fizer esse agendamento terá o benefício suspenso.

Hora extra

Os exames médicos deverão ser feitos em horários extraordinários, ou seja, fora da agenda regular da perícia médica, de forma a não prejudicar os outros atendimentos já agendados. Na prática, segundo o INSS, cada perito poderá realizar quatro avaliações a mais por dia.

O INSS, no entanto, não descarta a possibilidade de realizar mutirões de atendimento, em caso de necessidade. Neste caso, os peritos poderão fazer, além das revisões, outras perícias para reconhecimento inicial de benefícios, a fim de agilizar as concessões.

De acordo com o governo, das 724 agências da Previdência Social que oferecem perícia médica hoje, 619 estão funcionando, com a presença de 2.549 peritos. Atualmente, o tempo médio entre a data de agendamento e o dia de realização do exame é de 39 dias.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.