x

Recolocação profissional

4 pontos de atenção ao enviar seu currículo por e-mail

Especialista alerta que, ao se candidatar a um emprego, alguns detalhes no e-mail de envio do currículo podem fazer diferença para conseguir a vaga.

04/07/2021 14:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
4 pontos de atenção ao enviar seu currículo por e-mail

4 pontos de atenção ao enviar seu currículo por e-mail Foto de Shvets Production no Pexels

Com a pandemia, mais trabalhadores ficaram desempregados e o jeito foi procurar vagas por meios digitais, já que o distanciamento social também foi uma das medidas adotadas para conter a disseminação do coronavírus.  

Apesar do aumento no número de plataformas de cadastro de currículo,  ainda é comum que empresas solicitem que candidatos enviem currículo por e-mail.

Alguns cuidados ao enviar podem colocar candidatos à frente na corrida pela volta ao mercado de trabalho. Taís Targa, especialista em recolocação, separou quatro pontos que que exigem atenção.

1. Assunto do e-mail

Geralmente, quando o recrutador pede o envio do currículo por e-mail, ele estabelece o que deve estar no assunto da mensagem. Taís orienta que é preciso prestar atenção no anúncio. E geralmente é pedido que se coloque o nome do cargo para o qual o candidato vai se inscrever.

"Às vezes o recrutador está fazendo uma série de seleções, trabalhando em dezenas de vagas, então isso o ajuda a organizar o próprio trabalho", afirma.

Se o anúncio não estabelecer o que deve ser colocado no título do e-mail, o candidato pode colocar o cargo que deseja exercer. Exemplo: Curriculo analista de marketing.

2. Nome do arquivo anexado no e-mail

A especialista alerta para a maneira que o candidato nomeia o seu currículo, já que o documento deverá ser anexado no e-mail. O arquivo pode ser em PDF ou Word.

Ela diz que o recomendado é colocar o nome, seguido de “CV” e o ano. Exemplo: taistargacv2021.

Taís explica que isso mostra de quem é, para o recrutador gravar o nome do candidato, além de ser um indicativo de que se trata de um currículo, e informa quando foi feita a última versão do documento.

Ela não indica mandar o currículo por meio de link externo para ser baixado em drive. “Link externo não é indicado porque o recrutador pode ter medo de clicar ou a política da empresa não permite abrir esses links”, explica.

3. Intervalo para envio dos currículos

Ser estratégico na hora de mandar o currículo é muito importante. Na ansiedade de conseguir um emprego, o candidato decide disparar seu currículo para várias pessoas ao mesmo tempo ou manda os e-mails um em seguida do outro. Taís alerta para essas duas situações podem comprometer o envio do currículo por e-mail.

“Não mande currículos um atrás do outro porque seu serviço de e-mail pode achar que você está fazendo spam, o que prejudica a entrega. Mande um e-mail, faça uma pausa de alguns minutos, e depois envie outro. Não mande ainda o currículo com cópia oculta para vários destinatários. O arquivo deve ser enviado um por vez”, diz Taís.

4. Carta de apresentação

A especialista também alerta para a mensagem que deve acompanhar o currículo. “Não mande o e-mail em branco só com o arquivo. Isso é deselegante. Você tem que se apresentar”, afirma a especialista.

Taís recomenda que nessa carta de apresentação o candidato faça um resumo de quem ele é. “Nessa carta de apresentação pode complementar até com o que não está no currículo. Dizer ainda que tem experiência em uma empresa similar, o quanto admira a empresa que tem a vaga e o quanto está interessado em fazer parte dela. Se for uma empresa inovadora, pode dizer o quanto você tem um perfil inovador”, diz.

Ela orienta para, também, prestar atenção nas experiências pedidas no anúncio da vaga e ressaltar as que o candidato tiver. Também pode citar formações que tenham ligação com os requisitos pedidos no emprego.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.