x

FATURAMENTO EMPRESARIAL

SP: Ao longo da pandemia, seis em cada dez empresas perderam faturamento, de acordo com Fecomercio

Entidade aponta que até o início da pandemia os estabelecimentos tinham condições estáveis e não recorrem a empréstimos para operar.

06/07/2021 16:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
SP: Ao longo da pandemia, seis em cada dez empresas perderam faturamento, de acordo com Fecomercio

SP: Ao longo da pandemia, seis em cada dez empresas perderam faturamento, de acordo com Fecomercio Foto: Pexels

Dados da Pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) indicam que 63% dos estabelecimentos paulistas perderam faturamento desde o início da pandemia da COVID-19.

Buscando levantar os impactos da crise sanitária sobre os negócios, a pesquisa ainda apontou que 54% dos entrevistados possuíam condições estáveis no faturamento antes da crise, 72% das empresas tiveram redução no volume de clientes e que 71% dos empresários não fizeram financiamentos para continuar suas atividades.

Para a FecomercioSP, o levantamento expressa os prejuízos que a crise sanitária trouxe ao ambiente empresarial paulista – a qual ainda deixará desafios estruturais, como mudanças nas demandas e também a retomada financeira da maioria dessas empresas.

Para que a retomada seja viabilizada, a Federação orienta que os empresários reduzam custos, reavaliem contratos, solicitem empréstimos para alavancar os negócios e aumentem o capital de giro, de forma a saldar antigas dívidas.

Pronampe 2021

Uma das possibilidades para auxiliar o empreendedor na retomada econômica é o Pronampe 2021, Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

A nova rodada do programa autorizada pelo Fundo Garantidor de Operações (FGO) vai auxiliar empreendedores e pequenas empresas que necessitam de crédito, principalmente pelas complicações econômicas trazidas pela pandemia de Convid-19.

O crédito poderá chegar até R$ 150.000,00 por empresa, somadas as operações já contratadas. Os recursos podem ser utilizados para investimentos e capital de giro isolado ou associado ao investimento. Além de realizar reformas e adquirir máquinas e equipamentos, por exemplo, as micro e pequenas empresas podem utilizar os recursos para despesas operacionais, como pagamento de salário, compra de matérias-primas, mercadorias etc.

Fampe

A linha de crédito Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) pode garantir, de forma complementar, até 80% de uma operação de crédito contratada, dependendo do porte empresarial do solicitante e da modalidade de financiamento, com carência de até 12 meses.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.