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Golpes: INSS divulga orientação sobre tentativas de fraudes envolvendo revisões de benefício

Segundo o instituto, essas tentativas podem ser denunciadas na ouvidoria do INSS.

08/07/2021 16:00:01

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Golpes: INSS divulga orientação sobre tentativas de fraudes envolvendo revisões de benefício

Golpes: INSS divulga orientação sobre tentativas de fraudes envolvendo revisões de benefício Foto: Pexels

Nesta quarta-feira (7), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou uma nota alertando beneficiários que golpistas têm se aproveitado das revisões em alguns benefícios para tentar obter dados pessoais dos beneficiários.

“As abordagens podem ocorrer por carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular”, alerta o instituto.

O INSS reforça que as tentativas de golpe podem ser denunciadas por meio da ouvidoria do do instituto, no endereço da Controladoria-Geral da União (CGU), ou pelo telefone 135. 

É importante que as vítimas de golpe registrem um boletim de ocorrência e comuniquem o caso aos órgãos envolvidos, que podem ser, além do próprio INSS, o banco por meio do qual é pago o benefício.

Como se proteger de golpes

A orientação do INSS para que os segurados não caiam em golpes, é que eles mantenha seus dados de contato (telefone, e-mail e endereço) sempre atualizados, o que pode ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

“Caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do INSS, não atenda a solicitação, desligue a ligação e bloqueie o contato. O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos”, informa o órgão.

O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. 

“O INSS nunca manda links nem pede documentos pelo SMS. Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135”.

Outra orientação do institutoa pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento.

“É bom saber que quando alguém liga para o telefone 135 ou é atendido pelo chat humanizado da Helô, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou ou acessou o chat”, complementa a nota.Fot

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