x

Bancos Centrais

Moedas digitais: BIS e FMI solicitam coordenação global sobre moedas de bancos centrais

A preocupação em como os bancos centrais vão operar entre si surgiu com cerca de 90% dessas autoridades monetárias estudando criar versões digitais.

12/07/2021 16:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Moedas digitais: BIS e FMI solicitam coordenação global sobre moedas de bancos centrais

Moedas digitais: BIS e FMI solicitam coordenação global sobre moedas de bancos centrais Pexels

Atualmente, cerca de 90% dos bancos centrais do mundo estão estudando criar versões digitais de suas moedas. A situação está preocupando especialistas e levantando questões sobre como os bancos vão trabalhar e operar entre si.

Diante disso, o Banco de Compensações Internacionais (BIS), o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial fizeram um pedido conjunto para cooperação global sobre moedas digitais de bancos centrais.

"As CBDCs (moedas digitais de bancos centrais) oferecem a oportunidade de um novo começo. É extremamente importante que os bancos centrais levem em conta a dimensão internacional", disse Jon Cunliffe, chair do Comitê de Infraestruturas de Pagamentos e Mercado e vice-presidente para a Estabilidade Financeira do Banco da Inglaterra, em relatório preparado para a reunião do G20 na Itália.

Tobias Adrian, Conselheiro Financeiro e Diretor do Departamento de Mercado Monetário e de Capitais do FMI, ainda acrescentou:"As implicações das CBDCs, mesmo que destinadas apenas para uso doméstico, irão além das fronteiras".

O relatório ainda apontou que a facilitação de pagamentos internacionais com as CBDCs pode ser alcançada por meio de diferentes graus de integração e cooperação, que vão desde a compatibilidade básica com padrões comuns até o estabelecimento de infraestruturas de pagamentos internacionais.

As autoridades monetárias também acrescentaram no relatório que “a interoperabilidade será crucial, enquanto a colaboração multilateral também será necessária sobre as potenciais consequências macrofinanceiras que as moedas digitais do banco central podem causar”.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.