x

Atendimento presencial

INSS: segurados podem agendar atendimento especializado a partir de quinta-feira

O atendimento do INSS será voltado para serviços que não podem ser realizados à distância.

13/07/2021 12:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
INSS: segurados podem agendar atendimento especializado a partir de quinta-feira

INSS: segurados podem agendar atendimento especializado a partir de quinta-feira Jeso Carneiro

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou que vai liberar o agendamento para atendimento presencial a partir de quinta-feira (15) para serviços que não podem ser realizados à distância, pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.

O serviço, chamado atendimento especializado, é voltado para o público que não estava conseguindo atendimento presencial devido à pandemia de Covid-19, que levou o órgão a restringir o acesso aos postos para a execução de tarefas específicas, como o cumprimento de exigência de entrega de documentos e perícias médicas.

Um dos serviços listados como disponíveis nas agências é, justamente, a "impossibilidade de informação ou de conclusão da solicitação pelos canais remotos".

Atendimento especializado

Para agendar o serviço, o cidadão deve ligar para o telefone 135. O atendente analisará a solicitação do usuário e, se a situação se enquadrar nos casos listados na Portaria 908, publicada nesta segunda-feira (12) no Diário Oficial da União, o agendamento será realizado.

Esse agendamento também poderá ser feito diretamente nas agências, para uma data próxima, nos casos em que o cidadão não tenha condições de fazer o pedido pelo telefone 135.

Segundo portaria da diretoria de benefícios do órgão, o atendimento especializado estará disponível para os seguintes serviços:

- Impossibilidade de informação ou de conclusão da solicitação pelos canais remotos;

- Apresentar contestação de NTEP (nexo técnico epidemiológico)

- Atendimento solicitado por portadores de necessidades especiais: maiores de 80 anos de idade, deficiência auditiva ou visual;

- Órgão mantenedor inválido impossibilitando a solicitação de serviços;

- Requerimento concluído sem atendimento ao solicitado, relacionado a falha operacional não vinculada à análise do direito;

- Consulta à consignação administrativa;

- Ciência do cidadão referente à necessidade de inscrição no CadÚnico;

- Solicitar Retificação de CAT;

- Parcelamento ou impugnação à cobrança administrativa / MOB PRESENCIAL;

- Pensão Especial Vitalícia da pessoa portadora da Síndrome da Talidomida;

- Pensão Mensal Vitalícia do Seringueiro e seus Dependentes;

- Pensão Especial das Vítimas de Hemodiálise de Caruaru.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.