x

SEGURO DE CRÉDITO

Conheça o seguro de crédito e seus benefícios para empresas

O seguro de crédito pode ser uma solução em momentos de crise, quando há maior inadimplência

18/07/2021 11:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Conheça o seguro de crédito e seus benefícios para empresas

Conheça o seguro de crédito e seus benefícios para empresas Foto: Pexels

As empresas brasileiras vêm sofrendo inúmeras adversidades desde o início da pandemia, não bastando as dificuldades para o simples funcionamento, o consumo diminuiu e um novo risco pode se tornar real no decorrer dos meses: o crescimento da inadimplência.

A crise econômica instaurada pela pandemia de covid-19 já fechou comércios, levou empresas à falência e o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar) projeta que a inadimplência do brasileiro ainda pode aumentar nos próximos meses.

Diante o atual cenário, os principais setores produtivos do Brasil podem ser impactados pelo aumento considerável dos riscos de inadimplência e as empresas devem se proteger para evitar maiores problemas. Uma alternativa que poderia auxiliar a situação e ainda é pouco conhecida pelas empresas é o Seguro de Crédito.

Seguro de Crédito

O seguro de crédito é uma modalidade que tem por objetivo assegurar e ressarcir o credor nas operações de crédito realizadas com clientes domiciliados no país, das Perdas Líquidas Definitivas causadas por devedor insolvente. 

Esse seguro protege o fluxo de caixa de uma empresa, podendo ajudar a reduzir custos operacionais e expandir os negócios com maior segurança. A contratação desse serviço pode ser feita com seguradoras particulares.

O Superintendente da Euler Hermes no Brasil, Daniel Luján, explica que “o seguro de crédito permite que a empresa adquira maior confiança para negociar com novos clientes e isso consequentemente faz com que exista crescimento com segurança e saúde financeira, além da possibilidade de acompanhar de perto a estabilidade financeira desses clientes para monitorar possíveis riscos”.

Ele explica ainda que é muito comum que o mercado associe ou compreenda mais o valor dessa ferramenta financeira em um cenário de crise como o atual que estamos vivendo. Mas na realidade essa ferramenta é um parceiro do seu negócio não apenas no cenário de crise mas também no cenário de retomada para que o crescimento seja sustentável.

Cristina Camillo, diretora da Camillo Seguros, destaca abaixo os seis principais benefícios que o seguro de crédito pode trazer para a expansão dos negócios:

Market Share maior

O seguro de crédito é uma proteção dos recebíveis entre empresas B2B, portanto, é possível oferecer limites e prazos para os clientes, garantindo maior fôlego e afastando o medo de não receber. Inevitavelmente, essas ações podem proporcionar aumento nas vendas.

Expansão

Atua como uma ferramenta que avalia e qualifica as contrapartes com quem a empresa faz negócio, permitindo maior conhecimento em relação às empresas que antes eram desconhecidas, assim também é possível trabalhar com novas contrapartes.

Crescimento diversificado

Não existe mais a necessidade de negociar só com quem você conhece e confia, pois uma empresa te ajuda a expandir e descentralizar suas oportunidades de negócio.

Garantia

Quando a empresa trabalha com seguro de crédito, ela adquire uma garantia de saúde financeira, que é muito bem vista por bancos e financiadoras, abrindo assim novas alternativas de financiamento.

Apoio à sua análise de crédito interna

Quando o seguro é contratado, ele se torna parceiro da área de crédito, ou seja, é adicionado valor ao processo de análise de crédito existente na empresa. Esse suporte proporciona maior segurança, uma vez que em casos de perdas inesperadas é possível ter garantia de recebimento sem impacto ao fluxo de caixa.

Fonte: Paulo ucelli, Cristina Camillo e Daniel Luján

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.