x

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

7 filmes que fazem sucesso nos streamings sobre educação financeira

Aprenda sobre educação financeira de forma mais leve

21/07/2021 15:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
7 filmes que fazem sucesso nos streamings sobre educação financeira

7 filmes que fazem sucesso nos streamings sobre educação financeira Foto: Pexels

A maioria dos brasileiros têm dificuldades de entender e principalmente praticar educação financeira. De acordo com um levantamento realizado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), apenas 32% da população, ou seja, apenas um terço dos brasileiros, conseguiram gastar menos ou guardar dinheiro no último ano. 

Segundo especialistas, aprender a cuidar das finanças não precisa ser chato, nem difícil, e alguns filmes podem ajudar nessa missão. 

“Saber lidar com o dinheiro, seja para gastar com inteligência ou programar suas despesas, é fundamental para evitar possíveis dívidas no futuro”, comenta Thaíne Clemente, Executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal. “Porém, além das formas convencionais, podemos aprender finanças de maneira mais leve, com livros, vídeos na internet, e, filmes, que podem ensinar sobre educação financeira”, afirma. 

Diante disso, a especialista preparou uma lista com 7 filmes que ajudam a facilitar a compreensão sobre o tema. Veja abaixo:

1. À Procura da Felicidade

Inspirado em fatos reais e com protagonismo do Will Smith na pele de Chris Gardner, e seu filho, o filme retrata a vida de um homem desempregado que luta para sobreviver e dar uma vida digna ao seu filho. 

O personagem, além de desempregado, acaba sendo abandonado pela sua esposa e despejado do seu apartamento. Sem muitas opções, decide aceitar um estágio não remunerado para mostrar seu potencial profissional.  Com isso, a narrativa presume que mesmo em momentos de extrema dificuldades, é preciso focar nos objetivos e ter muita força de vontade para alcançá-los, mostrando que mesmo com pouco dinheiro e um filho para criar, é possível economizar e gastar apenas com as necessidades. 

2. Os delírios de consumo de Becky Bloom

O filme foi baseado em uma série de livros que conta a história de uma mulher viciada em compras. Cheio de humor, podemos acompanhar as loucuras da protagonista que gasta muito além do que precisa, estoura cartões de crédito, e, como consequência, tem sua vida profissional e pessoal completamente afetada de forma negativa, nos ensinando que devemos ter cautela, reflexão com gastos básicos, e, sempre que possível, poupar dinheiro. 

3. Até que a Sorte nos Separe

Comédia brasileira retrata um fato já realizado por muitos brasileiros: ganhar na loteria e gastar tudo. O filme sem dúvidas mostra as mais valiosas lições sobre educação financeira, sobre necessidades básicas, sobre excesso de luxo, e, principalmente, sobre a importância de contar com um suporte profissional para cuidar de tanto dinheiro. 

4. A Grande Aposta

Para quem tem interesse em aprender mais sobre mercado financeiro, o longa é uma ótima recomendação. O filme conta a história de um especialista no mercado financeiro que encontra problemas no mercado imobiliário e se antecipa a crise de 2008, investindo dinheiro nessa falha e concretizando sua teoria, que era vista como absurda. Além disso, o filme explica alguns termos do mercado de investimentos que podem ajudar os iniciantes. 

5. Vivendo com Um Dólar

Documentário imperdível que retrata a viagem de 4 amigos, em uma viagem para a Guatemala, onde encaram a fome a sujeira com um orçamento de apenas um dólar por dia. A ideia foi conscientizar as pessoas da estatística verdadeira, onde existem mais de 1 bilhão de pessoas no mundo vivendo em extrema pobreza e gastando apenas um dólar por dia. 

6. O Homem que Copiava

Mais um sucesso de bilheteria do cinema brasileiro, que retrata perfeitamente um cenário real que a maioria dos brasileiros vive hoje, que é a frustração das pessoas que trabalham horas e horas por dia e são muito mal remuneradas, sonhando todo dia com um aumento ou um “milagre”. O personagem de Lázaro Ramos é funcionário de uma papelaria e tem a brilhante ideia de imprimir seu próprio dinheiro. 

7. Quem quer ser um milionário

Esse filme também traz a narrativa de um homem simples com sérias dificuldades financeiras, que serve chá em uma organização para sobreviver. Durante o filme, surge a oportunidade de participar de um programa de TV com grandes prêmios, e Jamal passa por momentos de tensão, conseguindo responder as perguntas com base no filme da sua vida, ou seja, mostra que sua experiência de vida o enriquece de conhecimento e lutas para conseguir o que quer. 

Fonte: Simplic

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.