x

DESEMPREGO

Ministro Paulo Guedes critica dados da PNAD “IBGE ainda está na idade da pedra lascada”

Dados apresentados pelo Instituto sobre o alto índice de desemprego vão na contramão dos dados apresentados ontem pelo Caged.

30/07/2021 14:45

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Ministro Paulo Guedes critica dados da PNAD “IBGE ainda está na idade da pedra lascada”

Ministro Paulo Guedes critica dados da PNAD “IBGE ainda está na idade da pedra lascada” Foto: Isac Nobrega

O ministro da Economia, Paulo Guedes, criticou nesta sexta-feira (30) os resultados sobre o mercado de trabalho apresentados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dados do IBGE mostraram que a taxa de desemprego foi de 14,6% no trimestre móvel encerrado em maio, apresentando um contingente de 14,8 milhões de desocupados. A taxa ficou um pouco abaixo da registrada no trimestre móvel encerrado no mês anterior, que estava em 14,7%, com dados divergentes do apresentado pelas Estatísticas Mensais do Emprego Formal, o Novo Caged.

Metodologias diferentes

O ministro comparou o resultado da pesquisa do instituto, que é feita por amostras de domicílios, com informações do Caged disponibilizadas ontem, baseadas em dados fornecidos por empresas, no qual foi citada a geração de 309.114 vagas de emprego com carteira assinada em junho deste ano.

Guedes cita que o instituto ainda está na "idade da pedra lascada” pela metodologia utilizada em suas pesquisas, que utiliza até hoje contato telefônico para fazer o levantamento. "Ele [IBGE] ainda está na idade da pedra lascada, baseado em métodos que não são os mais eficientes. Temos as informações diretas da empresa", disse Guedes, que afirma que irá reduzir a taxa de desemprego no Brasil nos próximos meses de qualquer forma.

"No ano, já criamos 1,5 milhão de novos empregos. Desde que covid-19 no atingiu e destruiu quase 1 milhão de empregos em abril do ano passado, já criamos 2,5 milhão de novos empregos. Pnad do IBGE está metodologicamente atrasada, pesquisa feita pelo telefone. É muito superior a metodologia do Caged, que vem diretamente das empresas”. Ele ainda acrescentou que “Estamos criando praticamente 1 milhão de empregos a cada 3 meses e meio. Então, as pesquisas do IBGE estão um pouco atrasadas, daqui a pouco vão ter que convergir para o que está acontecendo. "Os indicadores do Caged nos indicam que estamos criando emprego rapidamente. Vamos derrubar essa taxa de desemprego muito rapidamente", finalizou Guedes.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.