x

Redução de imposto

IPI: Bolsonaro assina decreto de nova redução de impostos para jogos eletrônicos

Foram reduzidas as alíquotas do IPI sobre consoles e acessórios. Essa é a terceira redução desde o início do mandato do presidente.

12/08/2021 10:00:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
IPI: Bolsonaro assina decreto de nova redução de impostos para jogos eletrônicos

IPI: Bolsonaro assina decreto de nova redução de impostos para jogos eletrônicos Foto de cottonbro no Pexels

Nesta quarta-feira (11), o presidente Jair Bolsonaro editou um novo decreto que reduz as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidentes sobre jogos eletrônicos e acessórios. Bolsonaro já havia adotado essa  medida anteriormente.

Pelo texto, a redução das alíquotas do IPI é de 30% para 20% para consoles e máquinas de jogos de vídeo. No caso de partes e acessórios dos consoles e das máquinas de jogos de vídeo cujas imagens são reproduzidas numa tela, a redução será de 22% para 12%. 

A medida abrange ainda máquinas de jogos de vídeo com tela incorporada, portáteis ou não, e suas partes, passando de 6% para zero. No início do governo, essas alíquotas eram de 50%, 40% e 20% respectivamente.

A medida, de acordo com a Secretaria Geral da Presidência da República, tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento do segmento no país. 

Redução do IPI

Essa é a terceira redução de impostos no setor de jogos eletrônicos desde o início do governo. Em dois decretos anteriores, em 2019 e 2020, Bolsonaro já havia reduzido as tarifas.  

O governo informou que essa desoneração implicará uma redução de arrecadação de R$ 82,9 milhões em 2021. Para 2022, a estimativa da redução de tributação é de R$ 119,5 milhões. 

Como se trata de decreto, não precisa ser aprovado pelo Legislativo e entrará em vigor imediatamente.

Fonte: Agência Brasil

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.