x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Pontuação

CPF restrito: por que score no Serasa pode ter diminuído?

Se nos últimos dias você notou que o seu score teve queda na pontuação, saiba como checar se está tudo certo com seu CPF.

18/08/2021 12:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
CPF restrito: por que score no Serasa pode ter diminuído?

CPF restrito: por que score no Serasa pode ter diminuído? Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Recentemente, cidadãos relataram que suas pontuações no Score do Serasa cairam sem motivos. O score é uma numeração que leva em conta o histórico de pagador de cada pessoa. 

A situação repercutiu no Twitter, onde usuários chegaram a relatar quedas de 111 pontos a mais de 500.

Em junho deste ano, o Serasa alterou a forma de avaliação de crédito dos brasileiros, indo do Serasa Score 1.0 para o Serasa Score 2.0. Segundo a marca, este foi "reformulado para acompanhar o atual momento financeiro do país".

O peso dos itens considerados para a avaliação de crédito foram alterados com o novo modelo. A empresa ainda explica que dívidas em atraso, por exemplo, reduzem a pontuação, mas um bom histórico de pagamentos de crédito aumenta o Serasa Score 2.0.

Com isso, o peso do pagamento de crédito para a formação da nota saltou de 13,9%, no modelo anterior, para 43,6%. 

No Serasa Score 2.0, o tempo de uso de crédito passou a compor 10,1% da pontuação, ante 8,4% anteriormente. Já o montante do crédito contratado, subiu de 3,6% para 7,9%. O total de pontos não mudou, continuando a ir de 0 a 1000. 

O Serasa explica, em comunicado enviado ao CNN Brasil Business, que o Score 2.0 "é dinâmico e muda conforme a evolução do comportamento financeiro do consumidor" e que "nenhuma variação anormal foi encontrada nesta quarta". "Mas com a mudança na metodologia, oscilações podem acontecer na pontuação do Score (tanto para cima quanto para baixo), que segue dinâmico", afirma a empresa. 

Em alguns casos, no entanto, o que pode ter acontecido é bastante simples, segundo o site do Serasa: o CPF do usuário pode ter sido pouco (ou muito) pesquisado, o que indica pouca movimentação financeira, gerando menos informações para o cálculo do score, ou uma alta busca de crédito em um curto período de tempo por parte do consumidor. É oito ou 80. 

Nome sujo

E se você quer conferir a situação do seu CPF direto no Serasa, é preciso usar o aplicativo ou acessar o site da empresa. Em seguida, basta clicar na aba "consultar dívidas" e fazer um cadastro com dados como e-mail, CPF, data de nascimento e nome completo.

Depois disso, o usuário terá acesso a uma página na qual será mostrado o chamado Score (pontuação), saldo da carteira digital e se existe alguma pendência em seu CPF. Por lá, é possível monitorar as dívidas negativadas, os protestos, cheques sem fundo, ações judiciais, falências e situação na Receita Federal.

Já se você deseja consultar se o nome está sujo no SPC Brasil, ao entrar no site ou no app, basta clicar em "consultar CPF" logo na página inicial. No site, a consulta é paga e o "plano" mais barato custa R$ 16,90. 

CPF fraudado

Também é possível verificar se há fraude em seu documento. Para isso, basta entrar no site Registrato, um sistema do Banco Central que mostra operações com instituições financeiras, como crédito e câmbio. 

Quando o site carregar, clique no botão "Sou Pessoa Física" logo abaixo do menu "Primeiro Acesso".

Por lá é possível escolher se cadastrar por celular, internet banking, certificado digital ou até mesmo pessoalmente — não recomendado em tempos de Covid-19. Todas as opções dão direito ao acesso a relatórios como contas correntes ativas, empréstimos e financiamentos no seu nome e chaves PIX cadastradas. 

Se o seu CPF foi fraudado, é importante tomar uma atitude rápida. Se você encontrar uma informação que não condiz com o seu padrão de compras e empréstimos, ligue ou entre em contato com o SAC de sua instituição financeira e, pelo menos uma vez por mês, verifique no Registrato se estão utilizando seus dados de forma criminosa. 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.