x

tendências

Contabilidade 4.0 – tendências e estratégias para o contador

Em um cenário de constantes mudanças, sobretudo tecnológicas, a contabilidade, assim como outras áreas, também foi impactada com a expansão de conceitos como o da indústria 4.0.

17/08/2021 09:00:02

8,7 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

informe publicitário

Contabilidade 4.0 – tendências e estratégias para o contador

Em um cenário de constantes mudanças, sobretudo tecnológicas, a contabilidade, assim como outras áreas, também foi impactada com a expansão de conceitos como o da indústria 4.0. Hoje, por exemplo, se fala em contabilidade 4.0, um padrão de atuação profissional muito mais moderno, dinâmico e associado ao uso estratégico de novas tecnologias.

Estar atento ao movimento de inovação atual, sem dúvida, é um dos grandes diferenciais para o profissional e para as empresas que prestam serviços no segmento contábil. Entender a importância da tecnologia e como ela é capaz de tornar os processos mais ágeis, seguros e econômicos são premissas básicas da contabilidade moderna.

Por isso, preparamos este artigo para esclarecer melhor o conceito de contabilidade 4.0 e mostrar quais as tendências ele reserva para a profissão. Continue a leitura e confira!

O que é a indústria 4.0 e como ela se relaciona com a contabilidade 4.0?

Antes de adentrarmos na temática da contabilidade 4.0, é fundamental que conheçamos melhor o conceito que mais contribui para o seu surgimento: a indústria 4.0. O termo indústria 4.0 remete à quarta Revolução Industrial, um movimento de transformação dos meios de produção que vem ganhando mais força no cenário empresarial atual.

A indústria 4.0 materializa o rompimento com os modelos tradicionais de produção, baseados em processos manuais, burocráticos e altamente dependentes de recursos humanos, abrindo espaço para novas metodologias, como a automação, Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA) — isto é, todos conceitos ligados à tecnologia da informação e à computação.

Em suma, a indústria 4.0 prega um ideal de automatização dos processos a partir do uso estratégico da tecnologia. Nesse sentido, muito já se questionou sobre a sobrevivência da contabilidade com os avanços da indústria 4.0 e a crescente utilização de ferramentas para a execução de processos.

Como os processos contábeis, em sua grande parte, estão relacionados a tarefas técnicas e burocráticas, softwares passaram a assumir a execução, entregando mais performance e eficiência. No entanto, a contabilidade também evolui com o tempo, deixando de ser uma área de processos mecânicos e repetitivos, facilmente substituível por softwares e ferramentas, passando a ser um segmento estratégico nas empresas.

Hoje, por exemplo, a contabilidade se apoia fortemente na utilização de soluções automatizadas — muito disso em razão da indústria 4.0 —, as quais vieram para agregar valor e produtividade ao dia a dia do profissional, mas sem diminuir a sua importância e papel estratégico nos negócios atuais. Prova disso é o fortalecimento da chamada contabilidade consultiva.

Esse perfil mais tecnológico da contabilidade, o qual deixa de lado grande parte dos processos manuais, utilização de documentos impressos e comunicações mecânicas, para adotar os meios digitais, garantindo mais rigidez, velocidade e precisão às atividades, é o que se conhece como a contabilidade 4.0.

Quais os desafios relacionados à contabilidade 4.0?

Apesar dos avanços trazidos pela indústria 4.0, o novo panorama da contabilidade ainda enfrenta uma série de desafios para se manter alinhada aos novos padrões tecnológicos da sociedade. A seguir, listamos alguns dos principais deles. Confira!

Acompanhar constantemente as atualizações

Como se sabe, atualmente a contabilidade tem uma relação bastante próxima com a tecnologia — esse fato, inclusive, é um dos pontos estruturantes da contabilidade 4.0. Por essa razão, a dinâmica de atualização dos meios e metodologias utilizados no dia a dia do contador e dos escritórios contábeis é bastante acelerada.

Isso significa que, hoje, os profissionais e empresas atuantes na área enfrentam o desafio de se manterem atualizados com as novidades. Diariamente surgem novas soluções, ferramentas, assim como novas leis e regramentos atualizando a forma como os processos contábeis devem ser executados.

As mudanças frequentes muitas vezes dificultam a atualização, exigindo um envolvimento ainda maior dos profissionais para se manterem em conformidade com novas práticas e normas. Exemplo disso foi o que ocorreu com a implantação do SPED e do eSocial.

Buscar capacitações e especializações capazes de contribuir com a rotina do profissional

Reflexo direto das atualizações frequentes do meio contábil, o profissional da área hoje também enfrenta o desafio de ter que buscar capacitação constante. Seja por meio de cursos regulares, especializações ou atualizações rápidas, a verdade é que a contabilidade 4.0 demanda um grande engajamento dos profissionais e empresas.

Conforme as práticas e conceitos envolvidos no setor se atualizam, inovam e transformam as atividades, aqueles que trabalham no segmento precisam ir em busca de conhecimento, adotando uma postura de aprimoramento e atualização profissional, a fim de oferecer serviços mais modernos e eficientes para o consumidor.

Estar por dentro das tendências de marketing no setor contábil

O marketing é, sem dúvida, um dos pilares para uma atuação contábil mais ampla e rentável. Contudo, assim como ocorreu com outras áreas, o marketing se modernizou com o passar dos anos e a evolução da tecnologia. Hoje, por exemplo, existe uma grande demanda sobre o marketing digital, baseado na internet e mídias sociais.

Nesse contexto, é inegável a necessidade do profissional da contabilidade em se alinhar aos novos padrões do marketing, utilizando as ferramentas mais modernas e adequadas para aprimorar a imagem do seu negócio e prospectar novos clientes.

Entretanto, o marketing também tem se mostrado ser uma área dinâmica, a qual exige atualizações constantes e muita pesquisa. Esse ponto acaba sendo um desafio para o profissional da contabilidade, sobretudo quando atua de forma autônoma e necessita dedicar seu tempo a outras atividades.

Desenvolvimento de uma visão estratégica

Durante muito tempo a contabilidade foi vista como uma área burocrática, focada apenas em processos manuais e expedientes repetitivos. No entanto, essa não é mais a realidade atual — especialmente em tempos de contabilidade 4.0. Atualmente, o que se vê é uma contabilidade muito mais estratégica, preocupada com as demandas do cliente e em oferecer as melhores soluções para as suas dores.

Ainda assim, para muitos profissionais é bastante difícil romper com os modelos de atuação tradicionais. Sair de uma posição mais operacional e assumir uma visão estratégica exige conhecimento e uma postura inovadora — o que requer um certo tempo e um maior envolvimento com a tecnologia e os novos padrões do mercado.

Esse é um ponto desafiador, pois requer mudanças de cultura e, em alguns casos, investimentos de tempo e recursos financeiros. Por isso, muitos profissionais ainda se mostram resistentes às inovações, o que não é o recomendado em um mercado tão competitivo e dependente da tecnologia.

Qual o papel da tecnologia no cenário da contabilidade atual?

Como vimos, a contabilidade 4.0 tem por trás todo um ideal de inovação e otimização de processos. Para isso, o uso da tecnologia é um dos principais elementos desse novo padrão. Entretanto, as inovações não chegam para diminuir a importância do contador, muito menos para substituí-lo.

A verdade é que, hoje, o contador e os expedientes contábeis têm funções ímpares dentro das empresas, oferecendo um suporte estratégico valioso para o funcionamento regular dos negócios e o seu crescimento saudável. A contabilidade está mais próxima do contribuinte, sendo mais consultiva e baseada na orientação.

Assim sendo, fica claro que a tecnologia, embora automatize diferentes tarefas da contabilidade, chegou para somar ao dia a dia do profissional, oferecendo soluções e ferramentas para que ele seja capaz de entregar serviços muito mais precisos, rígidos e ágeis. A tendência é que esse cenário só se intensifique, tornando a contabilidade 4.0 mais fortalecida e presente no mercado.

Você é um contador do Futuro? Responda o QUIZ e receba seu diagnóstico!

Depois de ler este conteúdo, você se identificou como um Contador 4.0? Você realmente conhece as tendências da Contabilidade Digital? Sabe como entregar valor para seus clientes? Preparamos um QUIZ para testar seus conhecimentos. Ao final você receberá um diagnóstico. CLIQUE AQUI e responda agora!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.