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Pandemia

INSS: agências do INSS passam a ter supervisão de atendimento presencial a partir de hoje (1º)

Medida foi adotada pensando nos fatores de risco do público atendido e deve durar enquanto houver pandemia.

01/09/2021 12:00:01

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INSS: agências do INSS passam a ter supervisão de atendimento presencial a partir de hoje (1º) Pexels

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) , a partir de hoje (1º), passam a realizar uma supervisão periódica do retorno ao atendimento presencial. A medida foi publicada no Diário Oficial da União no dia 13 de agosto, mas entra em vigor só agora.

Essas supervisões vão acontecer em ciclos. O primeiro será entre os dias 1º e 31 de outubro. As ações serão bimestrais, com duração de 30 dias cada. Enquanto houver a pandemia, funcionários do INSS vão atuar, durante o horário de atendimento ao cidadão, verificando os fluxos e procedimentos realizados pelos servidores e segurados.

Os serviços do INSS chegaram a ser suspensos do presencial durante a pandemia de covid-19 e, agora, a medida foi adotada levando em consideração também os fatores de risco do público atendido, em geral pessoas idosas ou portadoras de alguma doença.

Serviços presenciais vêm sendo retomados gradualmente, embora seja necessário sempre fazer o agendamento prévio, que pode ser feito pela central telefônica 135. Quem não conseguir agendar pelo telefone, pode fazê-lo na agência da Previdência Social mais próxima.

Atendimento presencial

Hoje, muitos serviços prestados pelo INSS já foram retomados presencialmente, porém com agendamento prévio. Confira a relação abaixo: 

  • apresentar contestação de NTEP (Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário);
  • atendimento solicitado por portadores de necessidades especiais: maiores de 80 anos de idade, deficiência auditiva ou visual;
  • órgão mantenedor inválido impossibilitando a solicitação de serviços;
  • requerimento concluído sem atendimento ao solicitado, relacionado a falha operacional não vinculada à análise do direito;
  • consulta à consignação administrativa;
  • ciência do cidadão referente à necessidade de inscrição no CadÚnico; solicitar retificação de CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho);
  • parcelamento ou impugnação à cobrança administrativa do MOB Presencial (Monitoramento Operacional de Benefícios Presencial);
  • pensão especial vitalícia da pessoa portadora da síndrome da Talidomida;
  • pensão mensal vitalícia do seringueiro e seus dependentes;
  • pensão especial das vítimas de hemodiálise de Caruaru;
  • impossibilidade de informação ou de conclusão da solicitação pelos canais remotos.
  • perícia médica;
  • cumprimento de exigências (digitalização e conferência por servidor de documentos originais);
  • serviço social;
  • reabilitação profissional;
  • justificação administrativa;
  • justificação judicial;
  • atendimento relacionado ao Monitoramento Operacional de Benefícios; e
  • entrega de documentos por convocação.
  • realizar Prova de Vida (situações excepcionais não realizadas pelo banco)
  • retirada de Histórico de Atendimento de chat ou Central 135

Apesar da retomada presencial, a orientação do INSS continua sendo que os cidadãos evitem o deslocamento até agências quando for possível, buscando os canais online de atendimento, por meio da plataforma Meu INSS, acessível pelo browser de internet ou por aplicativo de celular, onde alguns desses serviços também podem ser encontrados.

Fonte: com informações da Agência Brasil

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