x

SPC Brasil

Vale-refeição: veja dicas de como administrar o benefício para durar o mês todo

Pesquisa do SPC Brasil mostra que 52% dos consumidores extrapolam o saldo do benefício antes de terminar o mês.

05/09/2021 12:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Vale-refeição: veja dicas de como administrar o benefício para durar o mês todo

Vale-refeição: veja dicas de como administrar o benefício para durar o mês todo Foto: Pexels

Com a alta da inflação, ir ao mercado se tornou um pesadelo para muitas famílias. Os preços dos alimentos e produtos disparou e até mesmo comprar o básico se tornou um desafio. 

O vale-refeição pode representar uma boa ajuda no orçamento de quem trabalha para fora. No entanto, ainda há muitos trabalhadores que têm dificuldades em administrar o benefício. 

Uma pesquisa sobre esse tema realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mostrou que 52% dos consumidores que recebem o recurso extrapolam o valor antes de o mês terminar.

A dificuldade na administração está relacionada aos hábitos de consumo, como avalia o educador financeiro da SPC Brasil no estudo, José Vasignoli. Outro dado da pesquisa revela que 33% dos entrevistados usam o recurso com outras finalidades além do almoço.

A proposta do vale-refeição é cobrir as despesas do trabalhador com refeições durante o seu horário de trabalho. Mas além de restaurantes, o cartão do benefício pode ser aceito em outros estabelecimentos, como padarias e lanchonetes. 

Vasignoli destaca que isso não é um problema, desde que o consumidor administre bem os recursos. No entanto, o levantamento identificou que 12% dos entrevistados não fazem qualquer tipo de controle dos benefícios que recebem, seja o vale-refeição ou o vale-alimentação.

Dicas para gerenciar o vale-refeição

O SPC Brasil preparou algumas dicas para ajudar o trabalhador a gerenciar o vale-refeilçao durante o mês:

O primeiro passo para planejar como gastar é saber quanto se tem. Por isso, a orientação é ter atenção ao saldo do benefício. Essa medida é simples, por meio do aplicativo de celular é possível consultar o valor com periodicidade.

Sabendo o recurso total disponível, Vasignoli sugere estipular um limite diário para os gastos. 

Para isso, basta dividir o valor total pela quantidade de dias que o benefício será usado. E é nessa etapa que o trabalhador deve pensar como pretende usar o recurso.

Para ajudar a economizar, Vasignoli dá algumas dicas como pesquisar preços na hora de escolher o restaurante, buscar programas de fidelidade que garantam descontos ou gratuidade em alguma refeição e ficar atento aos “gastos extras”, como bebida e doces na hora do almoço.

Vender vale-refeição é ilegal 

Outro alerta importante que o SPC Brasil traz é sobre a venda do vale-refeição. Um estudo realizado pela empresa em parceria com a CNDL apontou que 39% dos trabalhadores vendem o vale-refeição. Deste grupo, quatro em cada dez o fazem para poder pagar outras contas. No entanto, a prática é ilegal e pode acarretar em demissão por justa causa.

De acordo com o SPC Brasil, a venda também significa perda financeira, tendo em vista que os compradores costumam cobrar um percentual e, por isso, o valor recebido acaba sendo menor do que o saldo disponível para uso. 

Desta forma, a orientação é que os trabalhadores busquem administrar o vale-refeição de maneira correta para que o benefício se torne um aliado no planejamento financeiro.

Fonte: Experta Media

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.