x

Startups

Comissão da Câmara rejeita projeto de incentivo às startups

Para o relator, os recursos do Estado precisam ser orientados a demandas mais prementes da sociedade.

09/09/2021 10:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Comissão da Câmara rejeita projeto de incentivo às startups

Comissão da Câmara rejeita projeto de incentivo às startups Pexels

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços rejeitou o Projeto de Lei 9362/17 que institui uma política de incentivo às startups em fase de consolidação. 

Pelo texto, as startups poderiam ter abatimento do Imposto de Renda nos dois anos iniciais de criação.

A proposta, do deputado Áureo, foi relatada pelo deputado Otto Alencar Filho, que recomendou a rejeição por considerar que a intervenção governamental não é aconselhável no caso das startups.

Para ele,  já existe um arcabouço normativo favorável a empresas nascentes; as startups prosperam em situação de livre mercado; e, por último, os recursos escassos do Estado precisam ser orientados a demandas mais prementes da sociedade.

“A injeção de recursos públicos não estaria em sintonia com o modelo”, completou.

O deputado também pediu a rejeição dos seis projetos que tramitam apensados e tratam igualmente de incentivos a startups por meio de isenções tributárias ou linhas de crédito especiais.

Ele afirmou ainda que o Simples Nacional já prevê um tratamento “largamente favorecido” a pequenos empreendimentos. 

“São inúmeros favorecimentos, como processos simplificados para a abertura e fechamento de empresas, preferência em contratações públicas, processos de fiscalização amigáveis e redução substancial dos encargos tributários”.

Tramitação

Apesar da rejeição, o projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.