x

Business Process Outsourcing

BPO Financeiro: conheça o termo e quando contratar o serviço

O Business Process Outsourcing é muito utilizado para auxiliar no gerenciamento financeiro de empresas.

10/09/2021 15:00:01

1,9 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

BPO Financeiro: conheça o termo e quando contratar o serviço Foto: Pexels

O Business Process Outsourcing, conhecido também como BPO, consiste na contratação terceirizada para realizar a gestão de algum processo empresarial. Esse serviço pode ser especializado em diferentes setores, mas o financeiro é um dos mais conhecidos e utilizados no mundo corporativo.

As empresas que atuam como BPO Financeiros realizam consultorias para gerenciamento financeiro do empreendimento do cliente, de forma integral ou parcial, realizando estratégias, análise das finanças, auxiliando na tomada de decisões dessa área.

Esse apoio pode ser contratado por empresas de todos os portes, com departamentos financeiros estruturados ou não, para ajudar e fornecer mais segurança nas obrigações deste setor.

A atuação do BPO Financeiro

O consultor BPO Financeiro costuma dividir seu trabalho em diferentes etapas, possuindo entregas em momentos distintos do processo.

A primeira fase é conhecida como Inicialização, e de forma simplificada é nela que acontecerá a imersão na realidade da empresa, levantamento de histórico, tarefas desempenhadas, sistemas utilizados, gastos e ganhos e outros dados.

Entendendo o processo de trabalho, será possível identificar as áreas de carência e falhas, capacitando o profissional a desenvolver um plano de ação.

Depois ele passará para a etapa de manutenção da operação, parte central da sua atuação, na qual será feita a análise das rotinas e execuções financeiras na prática, como o agendamento de pagamentos, conciliação bancária, emissão de notas, controle de contas e outros aspectos referentes às responsabilidades do setor.

A última fase consiste no suporte estratégico permanente, e acontece paralelamente a segunda fase, gerando números precisos e atualizados conforme sua atuação avança, sendo possível verificar a saúde financeira, alertar para possíveis problemas e elaborando o caminho a ser seguido financeiramente.  

O custo do BPO Financeiro pode variar conforme o tamanho da empresa e as demandas a serem supridas, mas é considerado um serviço muito válido por conseguir enxergar as dores e fazer melhorias pontuais, em um curto período, para serem implementadas a longo prazo.

 

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

?>