x

Pós-pandemia

Pesquisa: menos de 20% das empresas consideram retomar o trabalho presencial

Mais de 300 empresas participaram do levantamento que demonstra o modelo híbrido de trabalho como tendência.

12/09/2021 11:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Pesquisa: menos de 20% das empresas consideram retomar o trabalho presencial

Pesquisa: menos de 20% das empresas consideram retomar o trabalho presencial Pexels

Com o avanço da vacinação pelo mundo, muito se discute sobre os modelos de trabalho que serão adotados pelas empresas daqui para frente. Presencial, híbrido e remoto, cada formato apresenta suas vantagens e desvantagens. 

A HR Tech Ahgora, que desenvolve tecnologias para tornar o RH mais estratégico, fez um levantamento com mais de 300 empresas e identificou que menos de 20% delas consideram retomar o trabalho integralmente presencial após o fim da pandemia no Brasil.

A preferência pelo modelo de trabalho não é exclusividade do Brasil. Uma pesquisa publicada pela BBC UK em maio deste ano mostrou que 86% das grandes empresas da Inglaterra desconsideram a volta total aos escritórios, somando um total de 1.1 milhões de colaboradores adeptos ao modelo híbrido.

Já nos Estados Unidos, gigantes como Ford, Citigroup, TIAA e Target também apostam nesta mescla, bem como as 42,5% das empresas participantes da pesquisa HR Innovation da Ahgora, em sua maioria profissionais de RH. 

“Pessoas precisam de pessoas. Há uma necessidade latente do ser humano de cocriar em grupo, mas também é preciso ter momentos de produção individual. Equilíbrio é fundamental. Depois de mais de um ano de novas rotinas e análises, percebemos a evolução para o trabalho híbrido. Com certeza isso só foi possível em função das implicações positivas no bem-estar dos times, e é o que o resultado da pesquisa nos mostra: 87% dos profissionais de RH respondentes afirmam que o regime remoto proporcionou impactos positivos em suas rotinas. Flexibilidade no trabalho, melhora na relação entre empresa e equipes e redução de custos são apenas alguns deles”, pontua Tatiana Zacheo, CMO da Ahgora.

Prioridades do RH no pós-pandemia

A pesquisa também detectou uma evolução quanto às prioridades de atuação do RH. A área precisou se adaptar em um curto período de tempo, e se reinventou para encontrar as melhores soluções para este novo cenário. 

Segundo o levantamento, mais de 50% das empresas afirmaram que o foco do setor está na saúde e bem-estar dos colaboradores, tendência que deve se manter para o período pós-pandemia. 

Não só, a cultura e o clima organizacional também aparecem como tendências fortes no estudo. 

“São estes valores que agora norteiam a capacidade de atração e engajamento dos colaboradores, bem como o aumento de sua produtividade. Os números mostraram que o RH estratégico está ganhando o seu espaço, mas que ainda há lacunas quanto ao uso da tecnologia no setor. Reforçamos a importância de usá-la como aliada para que o RH ganhe tempo para colocar o foco no seu ativo mais importante: pessoas”, conclui Tatiana, da Ahgora. 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.