x

Carreira

Contador, 6 sinais de que você está exausto

Em 27 anos de carreira, cruzei o país de norte a sul aconselhando e conhecendo contadores de todos os estilos. A grande verdade é que nunca percebi nossa classe tão cansada como atualmente.

15/09/2021 13:45:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

informe publicitário

Contador, 6 sinais de que você está exausto

Contador, 6 sinais de que você está exausto

Em 27 anos de carreira, cruzei o país de norte a sul aconselhando e conhecendo contadores de todos os estilos. A grande verdade é que nunca percebi nossa classe tão cansada como atualmente. 

As rotinas operacionais excessivas, o retrabalho e a papelada tem afogado excelentes profissionais em um looping sem fim de exaustão. Trabalho esse que muitas vezes não produz resultados positivos condizentes com todo o esforço dedicado a ele. 

Nós, contadores, lidamos com uma carga excessiva de obrigações acessórias e responsabilidades. Todos aqui já perderam o prazo de alguma guia e precisaram lidar com a multa e o cliente. Que sentimento horrível! 

É necessário reconhecer os sinais de exaustão e buscar soluções saudáveis para o seu corpo e inteligentes para a rotina do seu escritório. 

  • Você perde a concentração ao longo do dia?É impossível se manter concentrado 24 horas por dia, nosso cérebro precisa de um respiro! Porém, você tem perdido o foco frequentemente? Não consegue finalizar tarefas simples como dar um feedback ao funcionário ou retorno ao cliente ? Esse é um sinal de que você precisa rever sua rotina, você precisa descansar. 

 

  • Você está mais irritado?A convivência com o restante da equipe, a louça na cozinha do escritório, o telefone que não pára de tocar ou o site da SEFAZ fora do ar tem te deixado mais irritado que o normal? Eu sei que o ambiente contábil pode ser complicado, mas perceber os sinais de irritabilidade do seu corpo é fundamental para continuar vivendo com saúde e em harmonia. 

 

  • Qual foi a última vez que você se empolgou?Quando um projeto novo te deixou motivado? Qual foi a última vez que você chegou no escritório com aquele sentimento de empolgação? Quando foi a última vez que você terminou o dia com a sensação de dever cumprido? 

 

  • Trabalhar desmotivado é um sinal de cansaço e um alerta de que muita coisa precisa mudar: dentro de você e dentro do seu escritório. 

 

  • Não deu tempo de terminar?Você possui tarefas pendentes? Sempre fica algo pela metade porque parece que não dá tempo de terminar todas as tarefas? Sei como é isso! Não conseguir gerir o próprio tempo é um sinal de cansaço, falta de organização e tarefas excessivas. Chegou a hora de repensar! 

 

  • Você almoçou hoje?

Este problema é clássico! Quantas vezes você esqueceu de almoçar ou comeu rápido na cozinha do escritório? Em época de IRPF então… nem se fala.Negligenciar sua alimentação é um sintoma de exaustão e extremamente prejudicial à sua saúde. Como você tem se cuidado? 

 

  • Ambiente desconfortável?

Você tem se sentido desconfortável no ambiente de trabalho? Deslocado e com problemas para socializar com o restante da equipe? O afastamento social é um sinal de exaustão clássico. Estamos tão cansados que perdemos a vontade de conviver com outras pessoas. Como você tem se percebido nesse sentido? 

Estes são alguns sinais de que a sua vida precisa mudar. Eu sempre digo que é possível fazer contabilidade de um novo jeito, com mais empatia, respeito e qualidade de vida. Atente-se à sua saúde, perceba o que o seu corpo tem falado! Nós, contadores, negligenciamos a nossa saúde física e mental por pensar que somos capazes de aguentar e resolver tudo. 

O desenvolvimento da sua carreira está totalmente atrelado ao seu bem-estar. É impossível crescer e prosperar à beira de um "Burnout". 

Este ano, estarei palestrando no CONBCON 2021. Lá eu falo um pouquinho sobre a rotina exaustiva do mercado contábil e como mudar esse cenário com o tema "O Looping da exaustão na contabilidade."

Inscreva-se gratuitamente no evento e venha compartilhar comigo e com outros incríveis profissionais o futuro da contabilidade. Um futuro mais organizado, saudável e com qualidade de vida! Vamos juntos? 

Por: Maria Lucia Garces

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.