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Tendências digitais: conheça 3 para o 2.º semestre de 2021

Conheça as principais tendências digitais para o segundo semestre de 2021 e saiba como elas podem impulsionar as atividades das empresas.

21/09/2021 09:50:01

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Tendências digitais: conheça 3 para o 2.º semestre de 2021

Tendências digitais: conheça 3 para o 2.º semestre de 2021

É inegável que a tecnologia, hoje, é um dos principais fatores de sucesso nos negócios. Por isso, estar por dentro das tendências digitais é fundamental para que sua empresa implemente inovações capazes de melhorar os processos, reduzir os custos e aumentar a produtividade.

De fato, investir em transformação digital tornou-se mandatório para as empresas, independentemente do tamanho ou segmento. Somente assim, é possível manter-se competitivo e relevante em um mercado cada vez mais tecnológico.

Para se ter uma ideia, hoje, mais de mais de 70% dos serviços públicos brasileiros já são digitais.

A seguir, você vai conhecer as principais tendências digitais para o segundo semestre de 2021 e, assim, poderá avaliar quais delas podem ser implementadas na sua empresa. Confira!

Experiências imersivas

Em um mundo cada vez mais digital, as empresas tem buscado formas de criar experiências capazes de atingir o emocional do seu público e, assim, aumentar a conexão do cliente com os produtos e com a marca.

Por meio da realidade virtual, aumentada e mista, os clientes são imersos em um ambiente artificial. Na maioria das vezes, eles interagem por meio de gadgets (capacetes, óculos  e sensores de movimento), os quais são capazes de fazer com que os usuários se sintam fisicamente imersos no ambiente digital.

No entanto, nem sempre é preciso utilizar ferramentas mais sofisticadas. A Peugeot, por exemplo, alcançou a marca de mais de um milhão e meio de visualizações no YouTube explorando a experiência de vídeo 360°.

Este filme fez com que o público experimentasse a sensação de estar em um carro de rali ao lado do piloto Sebastien Loeb. Algumas setas permitem que você veja tudo.

As marcas compreenderam a oportunidade que a realidade aumentada representa e tirar proveito dela para diferentes objetivos: formação de equipes, feiras, exposições, redes sociais, vendas, publicidade.

De fato, existem diversas possibilidades para explorar experiências imersivas em diferentes. Hoje, é possível se comunicar com as pessoas utilizando diversos dispositivos conectados à internet que elas possuem em sua casa ou no trabalho, criando interações inesquecíveis.

Aplicações em nuvem

A computação em nuvem já é uma tecnologia consolidada. Uma pesquisa realizada pela  IDC, a pedido da IBM, 59% das empresas entrevistadas revelaram já utilizar algum tipo de nuvem.

Apesar disso, as aplicações em nuvem ainda podem ser vistas como uma das principais tendências digitais para o segundo semestre de 2021.

Isso deve-se principalmente às vantagens como flexibilidade, escalabilidade, facilidade de atualização e integração, custos reduzidos e segurança aprimorada.

Além disso, as aplicações em nuvem, hoje, são amplamente utilizadas também nos serviços públicos.

A Receita Federal, por exemplo, admite o uso de Certificado Digital em nuvem para acessar o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte).

Assim, os cidadãos podem realizar atividades como:

  • Assinatura de contratos, procurações, declarações, controle de câmbio, etc;
  • Envio de declaração do Imposto de Renda Pessoa Física;
  • Envio do SPED - Sistema Público de Escrituração Digital;
  • Identificação perante a Conectividade Social, FGTS etc.

Assinatura eletrônica

Por falar em Certificação Digital, ela está diretamente relacionada com a assinatura eletrônica, que também se destaca entre as principais tendências digitais para 2021.

A pandemia da covid-19 e as medidas de restrição impostas pelas autoridades impulsionou adoção de processos digitais, como a assinatura eletrônica.

Para você ter ideia, o setor de certificação digital, solução utilizada para validar esse tipo de assinatura, registrou crescimento de 10% em 2020, segundo o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Ao todo, foram emitidos mais de 6 milhões de certificados digitais durante o ano.

Em suma, a assinatura eletrônica tem a mesma finalidade que uma assinatura física, mas possui uma série de vantagens, tais como:

  • Agilidade: Com a assinatura eletrônica, é possível colher a assinatura de todos os envolvidos em um processo em questão de minutos, mesmo que eles estejam geograficamente distantes;
  • Flexibilidade: Utilizando a assinatura eletrônica, as pessoas podem assinar documentos, contratos, etc. a partir de qualquer lugar, utilizando dispositivos como tablets, celulares e computadores;
  • Otimização de processos: Com a assinatura eletrônica, as empresas podem criar fluxos de assinatura automáticos, sem a necessidade de levar os documentos físicos a cada signatário;
  • Redução de custos: Utilizando a modalidade de assinatura eletrônica, as empresas podem economizar custos de impressão e transporte de documentos;
  • Redução do impacto ambiental: A adoção de processos eletrônicos reduz o consumo de papel e tinta de impressão, o que é bom para empresa e para o meio ambiente.

Tipos de assinatura eletrônica

A Lei 14.063 /2020 reconhece três diferentes tipos de assinatura eletrônica, os quais possuem diferentes níveis de confiabilidade:

  • Assinatura qualificada: Essa modalidade, também conhecida como assinatura digital, é a que oferece maior nível de segurança, uma vez que é gerada utilizando um certificado digital emitido por entidade credenciada à Infraestrutura de Certificação Pública do Brasil (ICP-Brasil). Por isso, esse tipo de assinatura possui presunção de validade jurídica e pode ser utilizada por pessoas físicas e jurídicas em transações com órgãos públicos ou de natureza privada.
  • Assinatura avançada: Esse tipo de assinatura possui alta confiabilidade, pois utiliza certificado digital e metadados capazes de comprovar a identidade do signatário e autoria da assinatura. Porém, nessa modalidade, os certificados utilizados não são emitidos por entidade credenciada à ICP-Brasil e, por isso, não é aceita em diversas operações com órgãos públicos.
  • Assinatura simples: Esse é o tipo mais básico de assinatura eletrônica e não oferece mecanismos robustos para garantir a identidade do signatário e a autoria da assinatura.

Considerações finais sobre as tendências digitais para o segundo semestre de 2021

A pandemia da covid-19 acelerou uma série de tendências digitais que, aos poucos, estão se tornando o novo padrão.

Nesse novo cenário, as empresas precisam adaptar seus processos para ganhar mais agilidade, reduzir custos e otimizar a produtividade de suas equipes.

Portanto, para não ficar para trás, é importante estar atento às tendências digitais e procurar meios de incorporá-las aos seus processos empresariais de forma tempestiva, sempre levando em consideração o custo-benefício e o retorno de cada investimento.

Gostou de conhecer as tendências digitais para o segundo semestre de 2021. Aproveite a oportunidade e  receba por e-mail um diagnóstico e todos os passos para ser um profissional alinhado com as tendências.

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