x

FINTECHS

Conheça o que são as fintechs e suas vantagens

Entenda porque esse tipo de empresa ganhou tanto destaque nos últimos tempos e suas aplicações.

21/09/2021 14:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Conheça o que são as fintechs e suas vantagens

Conheça o que são as fintechs e suas vantagens Foto: Pexels

As fintechs são uma das verticais das startups que trabalham com o desenvolvimento de produtos e serviços financeiros digitais, apostando na tecnologia como seu principal diferencial entre as empresas tradicionais.

O termo vem emprestado da junção de duas palavras do inglês: financial (financeiro) e technology (tecnologia), surgindo a fintech, que trabalha literalmente com tecnologias financeiras e seus desdobramentos.

Voltadas para atender as necessidades dos clientes deste setor de forma inovadora, esse tipo de empresa adota modelos escaláveis de negócios, sendo um segmento entre a tecnologia e as finanças.

Portanto, uma fintech não é sinônimo obrigatoriamente de instituição financeira e nem de um banco digital, sendo um prestador de serviços financeiros por meio da tecnologia.

Para explicar mais sua atuação, um relatório da PwC mostra que 22% das fintechs brasileiras têm seu principal produto no segmento de ‘meios de pagamentos’. Outros 21%, em ‘créditos, financiamentos e negociação de dívidas’ e 10% em ‘bancos digitais’.

O restante está em setores tão variados quanto gestão de investimentos e finanças, financiamento coletivo (os chamados crowdfundings) e os insurtechs - junção das palavras em inglês insurance (seguro) e technology (tecnologia) - que são como seguros desse setor.

Facilidades

Com as fintechs, todos os serviços aos clientes são disponíveis pelo computador ou celular, sem a necessidade de se deslocar presencialmente.

Ou seja, sem filas de espera, com burocracia reduzida e dependente apenas de um aparelho smartphone ou um notebook com acesso à internet.

Além disso, por ter todo o seu sistema e funcionamento no mundo virtual, pode oferecer custos reduzidos de serviços financeiros - muitas vezes até gratuito - trazendo uma maior competitividade ao ramo e melhorando os custos e ofertas ao usuário.

Os cartões de crédito gratuitos assim como as contas digitais sem custo são exemplos de propostas das fintechs.

Segurança

No Brasil as ações das fintechs são reguladas de perto pelo Banco Central e seguem diversas regras e normas para estarem conforme as leis, por isso são sim consideradas seguras.

Como existem muitas ofertas no mercado e novas empresas surgem com frequência, é possível consultar sua veracidade no banco de dados do Banco Central. Basta acessar o link e digitar o nome da empresa ou o CNPJ no campo de buscas.

 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.