x

CONFIRA DÍVIDAS

Consultar dívidas no CPF: veja como consultar e regularize-se

Fique por dentro sobre como consultar dívidas no CPF e regularizar a situação se necessário em várias plataformas.

27/09/2021 15:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Aprenda como consultar dívidas e pendências fiscais

Consultar dívidas no CPF: veja como consultar e regularize-se Foto: pexels

Possuir débitos em aberto com a Receita Federal ou com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) pode trazer diversos problemas tanto para a pessoa física quanto para a pessoa jurídica.

Para evitar sanções, consultar dívidas no CPF pode mostrar de forma rápida e fácil para a pessoa física sobre a existência de alguma pendência com esses órgãos, podendo ser resolvido sem problemas.

Apesar de ser um procedimento simples, poucos brasileiros se lembram quando foi a última vez que conferiram a situação de seu Cadastro de Pessoa Física, que é essencial para deixar tudo em ordem e manter as finanças em dia.

Ao consultar dívidas no CPF será possível verificar as principais informações cadastrais, ver um diagnóstico fiscal, se necessário emitir DARF para pagamento de débitos e ainda gerar o relatório de Situação Fiscal.

Confira em nosso guia tudo sobre como consultar dívidas no CPF nos principais órgãos de crédito, quem pode consultar e o passo a passo para fazê-lo.

Consultar dívidas no CPF: quem pode consultar?

Podem fazer a consultar dívidas no CPF as pessoas físicas, o próprio contribuinte ou seu representante legal (procurador, inventariante, herdeiro, meeiro, legatário, e outros).

Sendo pessoa jurídica, o titular de firma individual, qualquer sócio, ainda que apenas cotista, o dirigente da sociedade, representante legal, desde que constem do Quadro de Sócios e Administradores (QSA) informado no CNPJ na data da solicitação; ou procurador legalmente habilitado.

Se o solicitante não constar do Quadro de Sócios e Administradores (QSA), o CNPJ deverá ser atualizado.

Saiba como consultar dívidas no CPF: passo a passo

É possível consultar dívidas no CPF  da própria pessoa de forma prática, rápida e gratuita por alguns meios diferentes. Confira quais as possibilidades abaixo:

Pelo App SERASA

Uma das formas mais fáceis é pelo aplicativo da Serasa, disponível para download gratuito no Google Play ou na App Store. Com o app no celular, é possível fazer login com seu CPF e senha, caso já tenha acessado antes. Se ainda não tiver um cadastro, pode criar o seu na hora, em poucos minutos e sem pagar nada. 

Com o acesso liberado, o usuário conseguirá consultar se seu nome está negativado e seu score. Na página inicial, basta acessar a aba Monitoramento de CPF ativo. Se quiser verificar o score, é só acessar a opção "seu Serasa Score 2.0" e lá terá o valor atual e o histórico da sua pontuação. 

Site SERASA

Também é possível consultar dívidas no CPF pelo site da Serasa, sem qualquer custo. Para fazer a verificação, será necessário realizar cadastro ou acessar com login e senha. Depois de acessar a plataforma, clique na opção "Meu CPF" para verificar a situação do documento. 

Pelo site, assim como no app, é possível conferir gratuitamente o score, que é uma indicação da "saúde" do seu CPF.

Via procuração

Para terceiros que precisam consultar dívidas no CPF e sejam procuradores do titular, podem também utilizar a Serasa para fazer a conferência. Para isso, o procurador deve encaminhar a Serasa Experian:

• Procuração (original ou cópia autenticada) assinada pelo titular do CPF, com firma reconhecida em cartório e específica ao negócio da Serasa (consulte os tipos aceitos no site oficial). Apenas o titular do CPF pode solicitar a consulta;
• Cópia simples da procuração (ficará retida na verificação);
• Documento original do procurador: RG, Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Endereço: Av. Dr. Heitor José Reali, 360 – São Carlos-SP – CEP 13571-385.

Site SPC Boa Vista

Outra plataforma que verifica a situação do CPF é o SPC Boa Vista. O acesso pode ser feito pelo site ou app da empresa. Basta fazer ou criar login, inserir a senha e o usuário já conseguirá visualizar o Score e qual a situação do seu CPF. Ainda, clicando em "Entender seu Score", descubra como aumentar a pontuação e visualizar empresas que consultaram seu CPF. 

Como fazer consulta pelo nome: entenda

A consulta pelo nome da pessoa também é possível, mas, por questões de segurança, só há duas maneiras de consultar dívidas no CPF pelo nome.

Podem utilizar essa modalidade empresas que possuem convênio com o SPC, Serasa, Boa Vista, e outros, mas não estão autorizadas a repassar para consumidores. O levantamento é exclusivo para que essas empresas façam a análise de crédito.

Já uma pessoa física só poderá fazer a pesquisa pelo nome se for o representante legal, judicial ou procurador dessa pessoa. Ainda assim, para fazer o levantamento, a pessoa terá que ir a uma agência da Receita Federal, sem acesso online.

É possível consultar nome de outra pessoa?

É possível consultar dívidas no CPF de outra pessoa, cheques sem fundos e outras restrições desde que o interessado tenha o CPF e nome de quem será consultado e também apresentar os seus documentos. 

A consulta pode ser feita pelas agências dos Correios com a ferramenta do Serasa Você Consulta Pessoas. Essa mesma ferramenta também pode ser usada pelo site com um custo pago direto para o Serasa a ser pago por cada consulta efetuada.

A pessoa que foi consultada consegue ver que verificaram seus status financeiros e quem fez a consulta.

Importância de sair da inadimplência

Segundo o Banco Central, estar inadimplente quer dizer ter contas e dívidas atrasadas por mais de 90 dias, o que pode levar a pessoa a ter seus dados negativos.

Essa situação se aplica quando uma pessoa adquiriu um produto ou serviço, não quitou o débito e teve seu nome apontado ou negativado em algum dos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, SPC Brasil ou Boa Vista SCPC.

Quem nunca ouviu a expressão de que alguém está com "o nome sujo"? Essa situação é muito recorrente no Brasil e as pendências e dívidas no documento do cidadão podem trazer diversos prejuízos ao seu dia a dia.

Por isso, é importantante consultar dívidas no CPF para evitar que vários problemas recaíam sobre o titular. 

Com o nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito, fica mais difícil conseguir crédito nas instituições financeiras, realizar qualquer tipo de financiamento, abrir contas em bancos e pode acarretar na demissão de funcionários bancários.

Concursos públicos voltados para o BNDES, Banco Central e Casa da Moeda podem barrar candidatos que tenham restrições em seus nomes. 

Multirão SERASA Limpa Nome

Em algumas épocas do ano, a própria Serasa oferece Mutirões ou Feirões que duram alguns dias para o brasileiro renegociar suas dívidas com os credores e limpar o nome, acabando com as restrições.

Conhecido como Feirão Serasa Limpa Nome, é um evento que oferece muitas ofertas para que as dívidas sejam quitadas e os envolvidos podem ter um alívio em suas vidas financeiras. Em 2022, o evento aconteceu presencialmente em São Paulo em março, também com opção para participação online. O próximo Feirão deverá acontecer em novembro deste ano.

Além dos eventos pontuais, o interessado pode renegociar dívidas de diversas formas o ano todo: pelo site Site do Sersa Limpa Nome, pelo aplicativo da Serasa, pelo 0800 591 1222, pelo WhatsApp da Serasa - (11)3003-6300 ou (11)99575-2096

Nos eventos e pelas plataformas podem ser renegociadas dívidas de pessoas físicas e jurídicas também.

Renegociação de dívidas

Devido ao tempo de atraso, multas devem incidir sobre o valor devido, aumentando ainda mais a dívida do cidadão e dificultando o acerto daquela conta em atraso. Por isso, uma opção para acabar com as dívidas e ficar novamente no verde é tentar a renegociação da dívida com quem está cobrando.

A única maneira de renegociar é entrando em contato com a empresa que negativou o nome do cliente e realizar a negociação do pagamento devido, podendo ser solicitado algum abatimento de juros, possibilidade de aumento na quantidade de parcelas e outros.

Portal Regularize

O Portal Regularize é o site que reúne serviços digitais da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).  Por lá, será possível conferir e quitar as dívidas com a procuradoria.

Ao acessar o sistema pela primeira vez, o usuário deverá se cadastrar mesmo que tenha login pelo e-CAC. Depois, será possível fazer um cadastro pelo próprio site ou ainda utilizar login e senha da conta gov.br. 

Conclusão

Pronto, agora ficou mais fácil saber como consultar dívidas no CPF, a importância do procedimento e o passo a passo para fazê-lo em diversas plataformas. Se ainda restar alguma dúvida no processo, não deixe de consultar seu contador de confiança para auxiliar na regularização de sua situação.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.