x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Mercado de trabalho

Carreiras em 2022: saiba quais áreas terão mais demanda por profissionais e como conquistar uma vaga

Especializações são importantes para se destacar, mas soft skills estão na mira dos recrutadores corporativos.

28/09/2021 15:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Carreiras em 2022: saiba quais áreas terão mais demanda por profissionais e como conquistar uma vaga

Carreiras em 2022: saiba quais áreas terão mais demanda por profissionais e como conquistar uma vaga Pexels

A pandemia exigiu que muitas empresas dispensassem funcionários para corte de gastos. Mas muitas delas já estão prevendo a necessidade de contratar novos colaboradores novamente. Isso de acordo com a previsão de retomada econômica nos próximos meses, com a ampliação da vacinação no Brasil.

Ainda estamos em setembro, mas já é possível encontrar empresas com oportunidade de emprego já anunciadas para 2022. Entre as novas vagas abertas, profissionais da área digital são destaque na mira dos recrutadores corporativos, segundo especialistas em recrutamento. 

“A demanda por especialistas da área digital vai seguir em alta, pois é uma tendência que já não voltará atrás. As empresas que não investirem em tornar a experiência de seus clientes um sucesso não terão espaço neste mundo altamente veloz”, aponta a professora de Soft Skills do ISAE Escola de Negócios, Cristiane Ribas. 

De acordo com ela, as áreas de marketing digital, vendas online, cadeia de fornecimento, supply chain e logística devem seguir em alta no próximo ano também.

“Profissionais de TI focados em infraestrutura, cloud solutions, softwares, e-commerce solutions e aplicativos também seguem com uma boa demanda”, afirma a especialista.

Profissionais com foco em desenvolvimento também serão muito requisitados nos próximos meses. 

“Robótica e finanças (gestão de custos, planejamento e viabilidade) também estão no foco. Recursos humanos cada vez mais especializados em recrutamento, retenção e desenvolvimento de pessoas e transformação cultural são algumas das vagas que possivelmente também irão abrir”, destaca Cristiane.

Soft Skills

Mas, não é só as especializações que vão contar para garantir uma dessas oportunidades de emprego que devem surgir nos próximos meses. Soft Skills, que são habilidades, tendem a também se tornar muito importantes para as empresas em processos seletivos nos próximos anos. 

Elas importam porque são a única maneira que o profissional têm para conquistar espaço e confiança para além de suas habilidades técnicas (hard skills).

“Algumas competências foram agregadas à lista de mais procuradas pelas empresas, como flexibilidade, liderança remota, empreendedorismo e visão sistêmica”, afirma. 

“Além disso, com a possibilidade do trabalho remoto, empresas globais estão aumentando sua demanda por profissionais em outros países. Hoje não há mais barreiras físicas e as mentais também estão altamente voláteis. Nossa forma de enxergar as coisas precisa ser cada vez mais prática e objetiva, é o que o mundo está buscando”, conclui a professora do ISAE Escola Negócios.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.